Tereza Seiblitz: quem é a atriz que viveu Joana em Renascer de 1993?
A artista já tinha feito duas outras participações em novelas da Globo antes de Renascer. Ela também protagonizou Dara em Explode Coração de 1995
12:28 | Jun. 10, 2024
Joana é uma personagem que tem chamado atenção em "Renascer". O papel, que atualmente pertence à Alice Carvalho na novela da Globo, foi de Tereza Seiblitz na primeira versão do folhetim, em 1993.
Ela se destacou com sua atuação, tanto que protagonizou seu trabalho seguinte, como a cigana Dara em "Explode Coração", de 1995. O papel é, ainda hoje, um dos mais marcantes da carreira da artista.
Leia mais
Veja a seguir mais sobre a carreira da atriz e sobre o papel como Joana em 1993.
Tereza Seiblitz e sua ascensão após Renascer de 1993
Seiblitz já tinha feito duas outras personagens na teledramaturgia da Globo antes de entrar para o elenco de Renascer. Ela esteve no elenco de "Barriga de Aluguel" (1990) e "Pedra sobre Pedra" (1992).
Após a personagem, Tereza fez participações em séries, até que chegou ao posto de protagonista com a cigana Dara em "Explode Coração" (1995).
Nos anos seguintes, a artista viveu papéis coadjuvantes e conseguiu participações em outras produções de TV, como "Malhação" (2002), "Fina Estampa" (2011) e "Milagres de Jesus" (2015). A atriz também trabalhou em peças de teatro e cursou Letras.
Tereza, hoje com 59 anos, aparecerá na TV neste ano em "Justiça 2", que estreia em abril no Globoplay.
Atriz desistiu do grupo Now United para estar em 'Justiça 2'; VEJA QUEM
Tereza Seiblitz como Joana em Renascer de 1993
O primeiro contato de Tereza Seiblitz com o manguezal foi nas gravações de Renascer, como a catadora de caranguejos. A experiência inspirou a atriz a escrever, anos depois, a peça "Carangueja".
Uma das experiências mais marcantes da novela para a atriz foi uma cena ao lado de Osmar Prado, o Tião Galinha, quando o corpo do personagem é entregue a ela após ele tirar a vida.
“Foi uma experiência que ficou guardada no meu corpo e no meu afeto, talvez a mais forte que guardo de Renascer”, disse em entrevista ao Na Telinha.
Qual o final de Joana no remake? VEJA o que acontece
Renascer: qual foi o final de Joana na versão de 1993?
A Joana de 1993 também sofreu pela miséria que vivia com a família, passou pelo assédio sexual do patrão, pelo suicídio do esposo na prisão e, diferente da personagem no remake, lidou com um amor proibido por um padre após ficar viúva.
Na história original também, Joaninha teria outro rumo. Alvo do assédio do Coronel Teodoro (atualmente Egídio), a moça teria um caso com o vilão. Com o decorrer da trama, no entanto, seu interesse amoroso acabou sendo o Padre Lívio.
No desfecho da trama, o personagem de Jackson Costa decidiu abandonar a batina e declarar sua paixão por Joana. Os dois terminaram juntos na novela, o que não deve se repetir no remake, pois agora Lívio é um pastor e Zinha se apaixona pela viúva.