Cuscuz paulista é eleito o pior prato brasileiro, segundo ranking
Apesar de ter sido considerado um prato "elaborado" pelo time da publicação, o cuscuz recebeu uma nota média de 3 em 5 pontos possíveis.O Taste Atlas, portal internacional especializado em comidas de todo o mundo, divulgou a lista dos dez piores pratos brasileiros e o cuscuz paulista ganhou a primeira colocação. A receita é feita à base de sardinha ou atum, ovos, azeitona, pimentão, ervilhas, e é bem diferente da tradicional feita no nordeste brasileiro. A lista foi divulgada no último dia 18.
Apesar de ter sido considerado um prato "elaborado" pelo time da publicação, o cuscuz recebeu uma nota média de três em cinco pontos possíveis.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“Entre a enorme quantidade de ingredientes, há também farinha de mandioca, alho, cebola, salsa, cebolinha e ovos cozidos. O prato normalmente é preparado em uma fôrma moldada e depois invertida, e a apresentação visual do cuscuz paulista deve causar um efeito de 'uau' nos convidados”, foi o que descreveu o portal sobre o prato criado no século XIX, com ingredientes bastante caros e exóticos na época.
O ranking internacional também deu notas baixas para outros tradicionais pratos, queridinhos dos brasileiros. Caldo de mocotó, salada de maionese, arroz de pequi e pé de moleque estão entre eles. Você pode saber de toda a lista através desse link.
Elaboração da lista
O Taste Atlas esclareceu em sua publicação que a metodologia usada na pesquisa leva em consideração a avaliação do público gastronômico internacional, por meio de votos em seu site, que são filtrados para eliminar palpites potencialmente ligados a bots ou "nacionalistas". E que o sistema dá maior peso às avaliações de usuários que já são reconhecidos como "conhecedores" de gastronomia.
Para a eleição dos 10 piores pratos da cozinha brasileira, 7.014 avaliações foram enviadas até o dia 18 de novembro, sendo que 5.139 foram consideradas legítimas pelo time da publicação.
Veja a lista completa dos pratos brasileiros
- Cuscuz paulista
- Arroz de pequi, com nota de 3,1
- Tareco, com nota de 3,2
- Quibebe, com nota de 3,4
- Maria Mole, com nota de 3,5
- Salada de maionese, com nota de 3,6
- Sequilhos, com nota de 3,6
- Caldo de mocotó, com nota de 3,6
- Caruru, com nota de 3,6
- Pé de moleque, com nota de 3,7