Carreta Furacão é condenada a indenizar filho do criador de Fofão

A Justiça determinou que a Carreta Furacão deverá indenizar filho do criador do Fofão por danos morais e não poderá mais usar o Fonfon, paródia do original

09:48 | Set. 29, 2023

Por: Beatriz Teixeira
Carreta Furacão é condenada a indenizar o filho do criador de Fofão e não poderá mais usar Fonfon, inspirado no personagem (foto: Reprodução/Globo)

O Tribunal de Justiça de São Paulo condenou o grupo Carreta Furacão a pagar uma indenização de R$ 70 mil por danos morais ao filho de Orival Pessini, criador do personagem Fofão. O uso de Fonfon, boneco inspirado nele, também foi proibido pela determinação. As informações foram divulgadas pelo site F5. 

Responsável pela decisão, o juiz Thomaz Carvalhaes Ferreira - da 7ª Vara Cível de Ribeirão Preto - determinou a remoção imediata dos seus canais de divulgação de conteúdos com a imagem de Fonfon. Em caso de descumprimento, a Carreta Furacão deverá pagar uma multa de R$ 2 mil por dia, enquanto não forem retiradas.

A ação foi movida pela empresa detentora dos direitos de Fofão, a Artística S/s Ltda, alegando uso indevido da imagem do personagem e argumentando que seu criador desejava que o boneco fosse uma figura apenas do público infantil.

LEIA TAMBÉM| Pantera Negra, Homem-Aranha e Super Mario de trenzinho da alegria se envolvem em briga no RJ

A decisão, contudo, não considera que Fonfon tenha sido um plágio. O texto afirma que ele foi criado como uma paródia do original. Ainda assim, o magistrado considera que a Carreta Furacão fez “uso indiscriminado” e sem autorização de Fofão em suas performances.

Por isso, na decisão oficial publicada na terça-feira, 26, foi determinado o pagamento da indenização à família do criador, que faleceu em 2016. Orival Pessini criou o personagem que fez bastante sucesso na no programa “Balão Mágico”, na década de 1980.

Já o Fonfon é utilizado pela Carreta Furacão desde 2016, tanto em apresentações nacionais como internacionais. Em nota publicada nas redes sociais, o grupo afirmou que irá recorrer.

Em um trecho, escreveram: “Estamos diligenciando para interpor o recurso necessário, reafirmando nossa convicção nos princípios de justiça e equidade. Estamos à disposição para fornecer informações adicionais e esclarecimentos necessários à imprensa e ao público em geral”.

“Por fim, é de fundamental importância que ressaltamos: Carreta Furacão, independentemente desta situação, continuará com sua missão”, finalizaram.


Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui.