Xuxa é chamada de 'Barbie brasileira' pelo 'The New York Times'

Em entrevista ao "The New York Times" publicada nesta terça, 15, Xuxa foi chamada de "Barbie brasileira"

Referência no entretenimento infantil por longos anos, a apresentadora e cantora Xuxa foi reconhecida como “Barbie brasileira” em uma entrevista publicada nesta terça-feira, 15, pelo “The New York Times”.

A comparação com a boneca teria vindo da própria Xuxa e, assim, fomentada pelo jornal. “Ela vinha com um carrinho rosa. Eu vinha da nave rosa", afirmou a apresentadora

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

“Assim como a famosa boneca, Xuxa também é branca, magra, loira e de olhos azuis. Em seu programa infantil, ela com frequência usava saias curtas e botas de cano alto ao sair de uma nave espacial decorada com lábios vermelhos gigantes. E, assim como a Barbie, ela se tornou uma ídola para seus fãs, que cresceram querendo ser como a Xuxa e seu elenco de dançarinas adolescentes brancas, as ‘Paquitas’”, reflete a reportagem.

A reportagem intitulada “Xuxa era a Barbie do Brasil. Será que foi um erro?” acendeu o debate de pautas como diversidade e padrões de beleza devido à um ícone de um País majoritariamente negro ser uma mulher branca.

O texto cita o documentário de Xuxa como propulsor desse “acerto de contas” com a representatividade. Em resposta, a apresentadora disse que “não via como errado. Hoje a gente sabe que é errado, né?”.

Sem citar Marlene Mattos, a reportagem afirmou que Xuxa transferiu a culpa para a “antiga chefe”, mas não fugiu de parte da responsabilidade. “Mas eu endossei. Eu assinei embaixo”, disse Xuxa.

Na publicação do “The New York Times” no Instagram, os fãs brasileiros e norte-americanos reafirmaram o “trono” de Xuxa e sua importância na cultura brasileira.

“Ela foi um produto dessa época. Mas hoje ela está envelhecendo muito bem com sentido de responsabilidade com seu público e país. Um ícone brasileiro muito mesmo”, disse um dos internautas.

“Aquele que levou o Brasil além das fronteiras”, afirma um dos comentários.

“Eu, e muitas outras meninas, certeza, vivemos alguma frustração, já que apenas as meninas loiras poderiam ser assistentes da Xuxa no palco, chamadas ‘Paquitas’. Ela faz parte das minhas memórias mais felizes quando era criança. Você é incrível, Xuxa. Para sempre a ‘Rainha dos pequenos’”, destaca outra internauta.

Memórias do Medo: confira o trailer do novo filme do O POVO+:

Todo mundo tem uma história de medo para contar e o sobrenatural é parte da vida de cada um ou das famílias. Alguns convivem com o assombro das manifestações ou rezam para se libertar das experiências inesperadas. Assista ao filme clicando aqui. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Xuxa documentário xuxa The New York Times vida e arte

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar