Novela Xica da Silva é excluída do YouTube por 'conteúdo sexual'

A novela "Xica da Silva", da extinta Rede Manchete, tinha sido excluída pelo YouTube em julho; entenda se a trama ficou perdida

A clássica novela brasileira “Xica da Silva”, protagonizada por Taís Araújo em 1996, havia sido excluída do YouTube em julho deste ano. Na época da exclusão, a trama de Walcyr Carrasco era ofertada ao público pelo canal “Novela Xica da Silva HD”, do cantor Tiago Leonardo.

A obra acompanhava Xica da Silva (Taís Araújo), uma mulher preta que foi escravizada, mas foi libertada ao conquistar João Fernandes (Victor Wagner), um dos homens mais poderosos da época, escandalizando a sociedade brasileira do século 18. A obra é baseada nos romances "Chica que Manda", de Agripa Vasconcellos, e "Xica da Silva", de João Felício dos Santos.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O canal da plataforma disponibilizava os 180 capítulos completos da versão internacional da novela, exibida pelo canal Pasiones, dos Estados Unidos. Em um blog que mantinha e falava sobre o folhetim, Leonardo lamentou a exclusão e falou sobre a justificativa apresentada pelo streaming para a remoção.

“YouTube removeu os vídeos da novela Xica da Silva e excluiu o canal ‘Novela Xica da Silva HD’ alegando que a obra de Walcyr Carrasco, com direção de Walter Avancini, possui conteúdo sexual explícito, não seguindo as diretrizes da plataforma”, escreveu no comunicado.

Ele diz não saber se a ação foi tomada após denúncias de usuários ou se foi uma decisão da plataforma. Em seguida, afirmou que o compartilhamento era para tornar a obra acessível ao público, sem intenção de fins lucrativos.

A nota finalizou informando que os capítulos não seriam postados novamente no YouTube, devido “a censura do site”, mas que o blog sobre a novela continuaria ativo.

Xica da Silva se tornou uma novela perdida?

A novela foi produzida e exibida pela extinta Rede Manchete. Ela foi reprisada em 2005 pelo SBT em horário nobre, quando foi vendida pela empresa Bloch Som e Imagem - a quem a obra pertence originalmente. No exterior, a distribuidora Vip2000 detém seus direitos.

Apesar de nenhum indício que ela terá seus direitos adquiridos por um plataforma de streaming para o Brasil, a obra ainda pode ser acessada para aqueles que desejam rever ou assisti-la pela primeira vez, não se tornando uma trama perdida.

Outro canal do Youtube disponibilizou no mês de agosto o folhetim completo no site. Antes do vídeo ser reproduzido, um aviso sobre a classificação indicativa e o conteúdo explícito é mostrado, sendo de escolha do usuário continuar a assistir.

O blog de Tiago Leonardo sobre a novela, que leva o mesmo nome do canal que tinha sido excluído, também disponibilizou todos os capítulos completos em português para quem desejar assistir.

Memórias do Medo: confira o trailer do novo filme do O POVO+:

Todo mundo tem uma história de medo para contar e o sobrenatural é parte da vida de cada um ou das famílias. Alguns convivem com o assombro das manifestações ou rezam para se libertar das experiências inesperadas. Assista ao filme clicando aqui. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Xica da Silva novela perdida Taís Araújo rede manchete vida e arte

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar