Robô assume papel de maestro e rege orquestra na Coreia do Sul

O robô chamado EveR 6 assumiu o papel de um maestro em uma orquestra em Seul, na Coreia do Sul

10:15 | Jul. 06, 2023

Por: Victor Marinho
Androide EveR 6, desenvolvido pelo Instituto Coreano de Tecnologia (foto: Reprodução / Internet)

Um robô criado pelo Instituto Coreano de Tecnologia Industrial liderou uma apresentação da orquestra nacional da Coreia do Sul, na noite de sexta-feira, 1º. Nomeado “androide EveR 6”, o robô subiu ao palco do Teatro Nacional da Coreia, em Seul, se curvou ao público e iniciou o regimento dos músicos.

O robô, com dois braços, um tronco e um rosto humanoide, dividiu a liderança com o maestro Choi Soo-yeoul, que ficou surpreendido com a desenvoltura do androide.

Leia também | Elis Regina e Maria Rita cantam juntas através de Inteligência Artificial

“Os movimentos de um maestro são muito detalhados. O robô foi capaz de apresentar movimentos tão detalhados muito melhor do que eu imaginava”, avalia Choi Soo-yeoul. Contudo, o maestro ressaltou que uma das dificuldades do robô é não conseguir ouvir.

Leia também | Inteligência artificial cria 'homem mais bonito' de cada país

Além da orquestra conjunta, o robô humanoide guiou três das cinco peças apresentadas na noite de sexta-feira. “Foi um recital que mostrou que (robôs e humanos) podem coexistir e se complementar, em vez de um substituir o outro”, disse Choi após o show.

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui