Bruna Marquezine revela que já questionou ser assexual; entenda o termo
A psicóloga especialista em sexologia Lívia Aires explica o que significa o termo e como identificar se você é assexual
21:08 | Set. 14, 2022
Aos 27 anos, Bruna Marquezine abriu o jogo sobre inseguranças e incertezas que lidou ao longo da vida. A atriz participou do "Quem Pode, Pod", programa apresentado por Giovanna Ewbank e Fernanda Paes Leme, e que foi ao ar na última terça, 13 de setembro. Entre os assuntos abordados, Bruna falou sobre sua sexualidade, revelando que ja questionou ser assexual durante uma fase da vida.
O assunto veio à tona quando Giovanna lembrou do "surubão em Noronha", boato que afirmava existir sexo em grupo, na ilha Fernando de Noronha, com diversos atores da TV Globo, o que foi negado pelos envolvidos na polêmica. "Era uma época que nem energia para transar eu estava tendo", brincou Bruna, que também teve o nome envolvido no boato.
Leia mais
Ao ser questionada sobre esse período, a atriz explicou. “Eu tive essa fase, achava até que era meio assexuada", começou. "Manu Gavassi um dia falou essa frase e eu agarrei isso. Era: ‘sexo é superestimado. Não é isso tudo'. E aí eu entrei nessa onda de que eu nem curtia muito transar", declarou. "Percebi que tudo depende do parceiro, o momento em que você está", explicou.
A atriz contou que sofreu pressão de pessoas próximas para ter uma vida sexual mais ativa. "Via amigas até me cobrando falando 'se eu fosse você estaria dando para meio Rio de Janeiro'", contou. Bruna ressaltou que estava passando por uma fase mais introspectiva, por isso não sentia voltade de fazer sexo. "Estava me reconectando comigo mesma", declarou.
"Foi um processo de me sentir inteira e me sentir bonita, atraente, e depois me interessar por alguém e querer me relacionar. Estar mais à vontade comigo e na cama, do que eu gosto e quero, e aí ficou mais divertido", completou.
O que significa ser assexual?
A psicóloga Lívia Aires, especialista em sexologia, explica o que significa ser assexual: "a pessoa assexual é aquela que não possui atração física por outra independente do gênero ou sexo biológico. A assexualidade é uma orientação sexual estando presente dentro da sigla da diversidade sexual LGBTQIAP+".
"A falta de atração se dá de forma parcial ou total, tendo o indivíduo desinteresse no que se refere a relação sexual em si. Porém, pessoas assexuais se apaixonam, se relacionam afetivamente com o outro e havendo consentimento de ambas as partes dá pra se ter um relacionamento duradouro, inclusive para toda uma vida, porém a relação sexual em si que pauta uma parcela dos casais românticos, não acontecerá, pois a pessoa assexual não tem o desejo sexual para com o parceiro", ressalta.
Apesar de Bruna Marquezine ter usado o termo "assexuada" o correto é assexual, explica a psicóloga. "Assexuada é uma forma de reprodução que leva a formação de um novo indivíduo sem a junção dos gametas, como acontece na reprodução humana por exemplo. Chamar uma pessoa assexual de assexuada é algo pejorativo e preconceituoso", explica.
De acordo com Lívia, para saber se você é assexual é necessário ter autoconhecimento por meio de experiências românticas. A partir de investidas sexuais, a pessoa pode observar se sente atração física. Caso não, ela pode recorrer a um psicólogo especialista em questões sexuais, como o sexólogo, que auxiliará o paciente nesse processo de autoconhecimento.
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui.