Anitta e Ludmilla: entenda polêmica com o Rock in Rio 2022

A duas funkeiras se envolveram em mais uma briga após o Rock in Rio 2022. Anitta cobrou créditos pela introdução do funk no pop brasileiro mas não citou Lud

15:56 | Set. 13, 2022

Por: Camila Garcia
As cantoras de funk Anitta e Ludmilla protagonizaram mais um momento da conhecida desavença entre as duas. Após o Rock in Rio 2022, tweets de Anitta instigaram a internet (foto: Reprodução / Instagram)

Após o encerramento da edição de 2022 do Rock in Rio, a cantora brasileira Anitta foi em suas redes sociais e cobrou agradecimentos e reconhecimento por seu papel na democratização da música funk entre a população brasileira.

A polêmica teve início porque, para quem leu os tweets de Anitta na noite de domingo, a cantora pareceu estar cobrando os créditos por introduzir o funk em um festival de rock. Primeiro, a intérprete de “Envolver” tuitou a frase curta: “De nada, galera. Disponham.”

De nada, galera. Disponham pic.twitter.com/0yAP2OxZEk

— Anitta (@Anitta) September 12, 2022

A repercussão foi instantânea. Em poucas horas, Anitta e sua “exigência” de reconhecimento pela aceitação do funk no mercado da música brasileira eram os assuntos mais comentados do Twitter e da internet. Logo, a cantora passou a ser chamada de “Pedro Álvares Cabral” do funk, um meme comumente usado quando alguém se nomeia “descobridor” de algo.

Ludmilla no Rock in Rio

As afirmações foram realizadas após o show da também funkeira Ludmilla, no último dia de festival que se apresentou no palco Sunset com um show histórico. A apresentação deu protagonismo a artistas negras e outras funkeiras de gerações anteriores, e enalteceu o papel da cultura de favela no consumo artístico e cultural do Brasil, atualmente.

Muitos internautas interpretaram as declarações de Anitta como alfinetadas no público do festival e da internet, que aplaudiram o show de Ludmilla como uma pioneira da cultura funk, e no próprio Rock in Rio em sua versão brasileira. O ocorrido reacendeu a centelha de uma das brigas entre artistas mais faladas nas redes sociais.

Não é segredo que Anitta e Ludmilla não se dão bem. Depois de diversas desavenças e colaborações que acabaram em polêmica, as duas se encontram em polos opostos da música pop-funk nacional. Enquanto uma se virou para o reggaeton e a indústria de fora, outra escolheu viajar pelo país explorando gêneros nacionais, como o samba e o pagode.

Anitta agradeceu a si mesma

O racha entre as duas se deu após algumas colaborações, sobre disputas de composição e créditos, produção de videoclipes, e outras questões envolvendo a indústria musical. As duas artistas compartilham a atuação predominante no gênero funk carioca e o pioneirismo em popularizá-lo no Brasil, após muitos anos de consumo de música pop estrangeira.

Apesar das discordâncias, Anitta afirmou, após ser acusada de estar culpabilizando Ludmilla por seu show, de que suas falas não eram relacionadas à funkeira. “E pra quem tá dizendo que estou incomodada com show de fulana. (...) Minha opinião profissional é que deveria ter sido colocada no lugar respectivo ao seu sucesso… o Palco Mundo”, declarou.

Palcos, show de luzes e headliners

A questão dos palcos também deu o que falar. Artistas como a própria Ludmilla, Jessie J e a aguardada Avril Lavigne se apresentaram no Palco Sunset, menor em estatura e em prestígio em relação ao Palco Mundo, pelo menos de acordo com os fãs. Internautas questionaram o porquê de artistas de grande calibre estarem fazendo shows em um palco que, de acordo com eles, não corresponde à sua fama.

A edição de 2022 do Rock in Rio foi um dos assuntos mais falados na internet durante os cerca de dez dias de duração. Foram dois finais de semana com apresentações de artistas como Coldplay, Green Day, Dua Lipa e Ivete Sangalo.