BeReal: entenda como funciona aplicativo de fotos que é febre entre os mais jovens

O BeReal, mídia social sem influenciadores, está crescendo em números de downloads e novos usuários, ganhando popularidade como ao novo app de fotos das redes

O novo aplicativo febre entre a geração Z é o BeReal, que se autointitula o “anti-Instagram”. Permitindo somente uma foto por dia, batida com as câmeras de trás e frontal, sem qualquer uso de filtros nas imagens, o BeReal chegou a ultrapassar o TikTok no fim de abril, por um dia, como o app mais baixado nos Estados Unidos.

O apelo da nova plataforma é justamente esse: entregar uma proposta mais “fresh” aos usuários, que em sua maioria, por serem de faixas etárias mais jovens, estão saturados das repetições do Tik Tok e da artificialidade do Instagram. Saiba mais sobre o app e como funciona.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

BeReal: saiba mais sobre o app de fotos "verdadeiras"

Uma das primeiras mensagens que aparecem no app para os novos usuários é bem autoexplicativa sobre o porquê da construção de mais uma plataforma de fotos no mundo digital: “A BeReal não o tornará famoso. Se quiser se tornar um influenciador, pode ficar no TikTok e no Instagram.”

Almejando a autenticidade e a espontaneidade, os usuários do BeReal recebem, diariamente, uma notificação no celular, avisando que a foto do dia já pode ser batida. Ao abrir o aplicativo, você só poderá ver as fotos dos outros se tirar a sua; ao fazer o registro, nenhum filtro é oferecido, e as câmeras frontal e traseira são ativadas na mesma hora.

Todos esses registros foram um compilado na página pessoal do usuário, que pode olhar suas fotos passadas, e ver o que os amigos e seguidores estão fazendo por meio do feed, que se divide em dois: amigos e a página “Discover”, onde qualquer BeReal, do mundo inteiro, pode ser visto. A localização da pessoa fica logo abaixo do nome de usuário.

Esse aspecto "no filter" do BeReal vem auxiliando sua popularização, especialmente entre os jovens universitários, na faixa dos 18 aos 25 anos, que procuram espaços online onde podem ser mais “verdadeiros”, fugindo das produções e esquemas de comunicação de redes como o Instagram, como o compartilhado pela influencer Bianca Andrade, a Boca Rosa.

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

instagram redes sociais bereal aplicativo tiktok saiba mais

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar