Retrospectiva 2020: Confira os memes que marcaram o ano

Em meio à pandemia de coronavírus e a necessidade do isolamento social, o ano de 2020 foi palco para diversos memes; relembre os mais marcantes

15:03 | Dez. 23, 2020

Por: Alan Magno
A pequena sul-coreana Jinmiran se tornou um dos maiores memes de 2020 (foto: Reprodução Redes Sociais)

Apesar das dificuldades vivenciadas em 2020, este ano também foi palco para uma série de momentos divertidos e mesmo do surgimento de personalidades cujos bordões ou situações de vexame que acabaram virando memes. As piadas prontas e cheias de referências a conteúdos virais nas redes sociais hoje fazem parte do humor brasileiro. O POVO realizou uma retrospectiva dos memes mais marcantes deste ano. Confira:

“Corona Vairus”, por Card B

Em um ano marcado pelas dificuldades geradas pela pandemia de Covid-19, memes sobre o vírus também se fizeram presentes. O primeiro a repercutir mundialmente foi o relato da cantora Card B, divulgado por ela mesma em seus perfis pessoais. O registro feito em vídeo se tornou meme no Brasil por conta da forma como ela pronuncia o termo “coronavírus”, com a voz estridente e em tons altos. O vídeo ganhou tanta repercussão no Brasil que remixes foram criados e chegaram a ser a música mais ouvida no País durante um dia inteiro.

“Vai pra onde?”

Outro meme que repercutiu bastante nas redes sociais, em especial nos grupos de amigos e familiares, foi uma montagem feita com o desenho infantil Pocoyo e o termo “Vai para onde?” em referência a necessidade de se manter o isolamento social como forma de combate a Covid-19.

Em algumas variações, o boneco do Pocoyo aparecia com fita adesiva e cordas nas mãos, indicando que iria aprisionar a pessoa caso ela tentasse de fato ir a algum lugar. No Ceará, a variação regional ganhou o rosto do governador do Estado, Camilo Santana, em referência às medidas de isolamento implementadas por ele na região.



“Né, minha filha ?”

A frase de autoria do médico Dráuzio Varella foi dita durante uma entrevista com uma detenta que estava há anos sem receber visitas. Durante a conversa, ele comentou a situação com a frase “solidão, né, minha filha”. Depois da reportagem ser exibida, muitos brasileiros passaram a usar a frase em outros contextos, para expressar saudade de algo, para contar indiretamente como estavam se sentindo ou mesmo para comentar sobre determinado assunto. “Brasileiro não perde a piada, né, minha filha ?”, como exemplo.



Em tom romântico: “Rói, Letícia, né ?”

Impossível de esquecer a entonação dada pelo tiktoker Mário Jr. a essa frase. O produtor de conteúdo para mídias sociais acabou viralizando com vídeos onde fazia interpretações especiais de situações presentes em filmes românticos de adolescentes. A repercussão foi tanta que muitos podem escutar ele falando a frase apenas de lê-la. Além da frase, os vídeos de Mário inspiraram uma série de paródias de outros usuários da rede social.

“O início de um sonho / deu tudo certo (errado)”

Sendo forçadas a ficarem em casa como forma de se proteger da Covid-19, as pessoas passaram a utilizar ainda mais as redes sociais em 2020. O meme “início de um sonho” se tornou uma forma divertida de expressar conquistas ou mais um 7x1. Geralmente composto por duas imagens, o meme mostra o início de algo e então o resultado final, sendo este bom ou não. Usado o ano inteiro, o meme deve ganhar um novo fôlego nesta reta final de 2020

Ratinho vestido de padre e a dança Dorime

Não há melhor forma de descrever o meme que se originou de um remix eletrônico da música francesa new-age Era, entoado em tom gregoriano “ameno”. A versão musical, acompanhada por uma animação de um ratinho vestido de padre dançando ao som da música marcou presença no celular de muitos brasileiros ao longo do ano.

“Enfim, a hipocrisia”

Sendo estrelado por um cachorro com olhar de julgamento e reprovação, o meme ganhou as redes por não precisar de muito sentido para ser engraçado. Apostando nas ironias de sentido de alguns termos, o meme busca as maiores incoerências da vida para gerar humor. “Mora em Boa Vista, mas é miope, enfim a hipocrisia”, é somente um dos exemplos das infinitas possibilidades geradas pelo meme

Meme do Caixão

Ainda no começo do ano, uma visão diferente da morte acabou se tornando viral no Brasil. Um ritual alegre, dançante e completamente oposto ao tom solene e de tristeza dos funerais brasileiros ganhou as redes sociais com uma série de brincadeiras com situações perigosas ou mesmo de pequenos acidentes, acompanhados do grupo de homens que carregam um caixão e dançam em um ritual no país de Gana.

“Cabeleileila Leila”

O humorista Eduardo Sterblitch é o artista por trás deste meme. Ele criou um anúncio fictício para um salão de beleza para o seu programa no Globoplay, onde a cabeleireira Leila e seu sobrinho-neto Luís Cláudio apresentam os serviços oferecidos no estabelecimento. O anúncio é construído com uma série de palavras que rimam e têm significados semelhantes e nem sempre conseguem dar um sentido exato à frase. A repercussão foi tanta que outras versões foram criadas e o termo “cabeleileila Leila” se tornou sinônimo de ir até um salão de beleza no Brasil.

Novo Centro de Beleila Leila Cabeleleilos. pic.twitter.com/MgcbtPl4ou

— Eduardo Sterblitch (@edu) July 28, 2020


Nota de R$200 e o vira-lata caramelo

O anúncio de que o Brasil iria ganhar uma nova cédula monetária, a nota de R$ 200, acabou se tornando um meme bem versátil. Diante do mistério feito para anunciar qual animal iria estampar a nova nota, diversos internautas passaram a fazer montagens com uma possível nota estampada com um cachorro vira-lata de cor caramelo, ou mesmo com o rosto da Drag Queen Pabllo Vittar.

Trava na Beleza

Especialmente de Fortaleza, o meme que viralizou no Brasil é protagonizado por dois cearenses, irmãos: Yarley e Rayssa aparecem simulando um ensaio fotográfico com uma série de jargões e encerrando sempre a pose final com o dizer “trava na beleza”. Depois de viralizar na internet, ambos continuaram produzindo conteúdo para as redes sociais e acabaram se tornando celebridades locais.


Entre tapas e beijos: o amor de irmãs

Duas garotinhas foram responsáveis por protagonizar um dos memes que dividiram o Brasil. Afinal, de qual lado você estaria ? Da irmã aniversariante que tenta comemorar o dia do próprio nascimento, ou da irmã um pouco mais velha que quer que a festa se volte para ela e apaga as velas antes da aniversariante ter a chance de fazer o pedido? Não há muito tempo para pensar, pois logo depois do ocorrido, Maria e Eduarda acabam se envolvendo em uma briga grande, dando vida ao meme.

Apagou a vela da irmã mais nova e ainda debochou: vídeo de irmãs brigando em festa de aniversário viraliza: https://t.co/GiHxV5Kjdn pic.twitter.com/bFFlLE8lXk

— O POVO Online (@opovoonline) October 20, 2020

Jinmiran: a garotinha coreana que se transformou em figurinhas no WhatsApp 

A jovem sul-coreana acabou se tornando uma visita de rotina nos grupos de amigos e familiares nas redes sociais, em especial por meio de figurinhas no WhatsApp. Jinmiran se tornou extremamente popular por conta de seus looks bem-humorados e das muitas expressões faciais marcantes. Seja em situações alegres, de espanto ou de raiva, a criança com certeza tem uma foto que expressa perfeitamente a emoção. 


Jojo Todynho

A funkeira participou e venceu a 12ª edição do reality show A Fazenda e durante sua participação no programa acabou viralizando nas redes sociais por causa de uma série de caras e bocas e de outros comportamentos, ora explosivos, ora cômicos. Quem não lembra do episodio em que a cantora, durante uma festa do programa, achou que tinham roubado a peruca que ela estava usando ? 

Pra namorar comigo vc tem que entender que eu tenho 4 personalidades #AFazenda12 pic.twitter.com/ULkP7NOv7I

— Jojo Todynho memes (@JojoTodynhoFarm) September 9, 2020