70 anos de TV no Brasil: relembre curiosidades da história do veículo
A televisão brasileira segue com grande apelo popular, apesar da concorrência com a internet e os streamings
08:00 | Set. 18, 2020
Em 18 de setembro de 1950, entrava no ar a primeira emissora de TV no Brasil, a Tupi de São Paulo, com transmissões ao vivo e em preto e branco. Há 70 anos, várias mudanças foram acontecendo na televisão, como novos formatos de programas e novas tecnologias. Apesar da concorrência com a internet e o streaming, a televisão segue com grande apelo popular. O POVO separou diversas curiosidades e vai relembrar essas sete décadas de TV no Brasil.
Famosos da televisão que já foram um casal
Começamos a relembrar os famosos que já formaram um casal, mas "quase" ninguém sabia. Eles eram queridinhos da televisão à época. O POVO separou 8 relacionamentos. Veja:
1. Eliana e Luciano Huck
Os apresentadores Luciano Huck e Eliana já foram um casal. Eles namoraram por cerca de 2 anos e romperam em 1999.
2. Ivete Sangalo e Luciano Huck
O romance dos dois foi assumido pouquíssimo tempo depois do término de Luciano com Eliana, ainda em 1999. Durou pouco e chegou ao fim no começo de 2000.
3. Alexandre Frota e Claudia Raia
Em 1986, Alexandre Frota e Claudia Raia se casaram. Claudia não teve o apoio de sua família no casamento e a união acabou.
4. Bruno Gagliasso e Danielle Winits
Bruno Gagliasso e Danielle Winits tiveram um relacionamento de apenas 9 meses. Eles até ficaram noivos, mas em 2004, o noivado chegou ao fim.
5. Pedro Bial e Fernanda Torres
A atriz Fernanda Torres e o apresentador Pedro Bial já formaram um casal. Somente em 2017, durante entrevista no programa “Conversa com Bial”, o assunto entrou em discussão.
6. Pelé e Xuxa
O relacionamento intenso entre a apresentadora Xuxa Meneghel e o jogador de futebol Pelé durou 6 anos.
7. Preta Gil e Caio Blat
Em 2000, o ator Caio Blat e a cantora Preta Gil namoraram. O relacionamento durou apenas um 1 ano.
8. Sandy e Paulinho Vilhena
Sandy e Paulinho Vilhena formavam o casal mais queridinho de 1990. Os dois atuavam juntos na série “Sandy e Junior”. A cantora e o ator tiveram um relacionamento durante 8 meses.
Maiores audiências na história da televisão brasileira
A televisão brasileira registra três recordes de audiência em sua história. Cada uma medida de acordo com sua época, como em 1972 em que a pesquisa foi feita de casa em casa. Anos depois, a medida foi feita através do aparelho Peoplemeter, também conhecido pela sigla DIB 6, que consegue mensurar no território brasileiro quantos lares e quantas pessoas estão assistindo a um determinado programa. Peoplemeter é usado até hoje.
1. Selva de Pedra
Atração: capítulo 152 da novela “Selva de Pedra”
Quando : 04/10/1972
Audiência média : sem medição
Esse é da época em que a pesquisa era feita de porta em porta. De 100 lares consultados no Rio de Janeiro nessa noite, 23 estavam com a TV desligada. Todos os outros 77 estavam vendo a novela.
2. Brasil X Turquia
Atração: jogo de futebol Brasil X Turquia
Quando: 26/6/2002
Audiência média: 71 pontos
A seleção brasileira venceu essa semifinal da Copa do Mundo Japão-Coreia com um gol de Ronaldo.
3. América
Atração: capítulo final da novela “América”
Quando: 4/11/2005
Audiência média: 66 pontos
Desconsiderando o futebol, o melhor registro na fase do sistema peoplemeter é mérito da noveleira Glória Perez. Houve picos de até 70 pontos.
Conheça 7 fatos curiosos sobre a história da televisão brasileira
Aos 70 anos, a televisão sempre pautou as grandes transformações do Brasil, sendo responsável por divulgar informações e entretenimento para todas as regiões. A seguir, veja sete curiosidades:
1. A primeira transmissão de TV no Brasil ocorreu em 18 de setembro de 1950. Na época, apenas 200 aparelhos de televisão estavam instalados em São Paulo.
2. O primeiro telejornal brasileiro se chamava "Imagens do Dia" e ia ao ar pela TV Tupi, a primeira emissora fundada no País.
3. O primeiro jogo de futebol transmitido pela TV aconteceu em 1955. A partida foi entre Santos e Palmeiras.
4. Apenas em fevereiro de 1972 foi realizada a primeira transmissão em cores da televisão brasileira.
5. "O Bem Amado", escrita por Dias Gomes e produzida e exibida pela Rede Globo, entre 22 de janeiro a 3 de outubro de 1973, foi a primeira novela brasileira a ser exportada.
6. O primeiro reality show visto no Brasil foi "No Limite", exibido pela Rede Globo em 2000.
7. Em 2003, pela primeira vez na história, um casal de lésbicas na cama foi mostrado na televisão. A cena ocorreu na novela "Senhora do Destino".
Apresentadores cearenses que mais se destacaram
É claro que vamos falar dos cearenses que se destacaram na televisão local. Entre eles, contamos com Maísa Vasconcelos e Nonato Alburquerque. Veja quem mais se destacou na TV cearense:
1. Alan Neto
Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.
2. Maísa Vasconcelos
Desde 1989, atua em Televisão. Durante dezesseis anos esteve à frente do programa Na Boca do Povo, da TV Jangadeiro, afiliada do SBT no Ceará. Fez parte também do time de apresentadores da TV Diário e Nordeste TV. Hoje, está na rádio O POVO CBN.
3. Nonato Alburquerque
Na televisão, apresentou, entre 1994 e 2020, o noticiário policial Barra Pesada, da TV Jangadeiro, sendo este seu trabalho mais conhecido.
4. Paulo Oliveira
Na televisão, foi apresentador da TV Manchete, TV Diário e TV Ceará.
5. Ênio Carlos
Desde a fundação da TV Diário, em 1998, teve o seu programa de maior destaque, sempre aos domingos.
6. João Inácio Junior
João Inácio Júnior apresentou por 22 anos um telejornal da afiliada da Globo no Ceará. João ficou ainda mais conhecido por comandar um programa aos domingo na TV Diário.