Covid-19 Fortaleza: taxa de positividade de exames chega a 1,7%
Média móvel de casos caiu 75% em uma semana, conforme boletim Secretaria Municipal da Saúde (SMS)Em queda de transmissão após quinta onda, a taxa de positividade de exames de Covid-19 em Fortaleza chega a 1,7%. Das 512 amostras analisadas na semana passada, apenas nove tiveram resultado positivo. A média móvel de casos foi 75% menor do que a registrada duas semanas atrás. Número passou de 13,4 para 3,4 no período.
Dados constam em boletim epidemiológico publicado nesta terça-feira, 10, pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Fortaleza. Segundo a análise, o cenário atual é "de baixa transmissão com circulação viral limitada".
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O acompanhamento aponta que o aumento se de no início de novembro. "A introdução das sublinhagens da ômicron BQ.1 e BE.9 foi, provavelmente, o principal fator associado ao incremento. O ápice deste quinto ciclo epidêmico ocorreu no fim de novembro", pontua.
Entre 3 e 9 de janeiro de 2023 nenhuma morte por Covid-19 foi confirmada na Capital.
Nesta quinta onda foram confirmados cinco óbitos ocorridos na segunda quinzena de novembro e cinco óbitos no início de dezembro. Os dez pacientes eram portadores de comorbidades, afirma a SMS.
O período dos óbitos coincide com período de maior transmissão deste quinto ciclo epidêmico. "Até o momento, a quarta onda e este novo ciclo iniciado em novembro não mudaram significativamente o padrão de mortalidade", avalia a pasta.