Internautas homenageiam médico que alertou para o surgimento da Covid-19 na China

Quase três anos após sua morte, o seu perfil na rede social Weibo foi inundado com centenas de comentários de homenagem

08:41 | Dez. 08, 2022

Por: AFP
A photo of the late ophthalmologist Li Wenliang is seen with flower bouquets at the Houhu Branch of Wuhan Central Hospital in Wuhan in China's central Hubei province on February 7, 2020. - A Chinese doctor who was punished after raising the alarm about China's new coronavirus died from the pathogen on February 7, sparking an outpouring of grief and anger over a worsening crisis that has now killed more than 630 people. (Photo by STR / AFP) / China OUT (foto: AFP)

Centenas de internautas chineses prestaram homenagem nesta quinta-feira (8) a Li Wenliang, o médico que alertou para o surgimento da covid-19, um dia depois de o Governo ter anunciado que iria aliviar as restrições sanitárias.

Em dezembro de 2019, Li Wenliang, um oftalmologista de 34 anos de um hospital de Wuhan, disse a seus colegas nas redes sociais sobre sua preocupação com o surgimento de pacientes que pareciam ter uma doença semelhante à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS).

Depois disso, ele foi intimado pela polícia, que o acusou de espalhar "boatos".

Sua morte por covid-19, que contraiu por meio de um paciente, gerou indignação no país. Naquela época, os internautas chineses criticaram a gestão da crise pelas autoridades, acusando-as de opacidade.

Quase três anos após sua morte, o seu perfil na rede social Weibo foi inundado com centenas de comentários de homenagem, depois de as autoridades de saúde terem anunciado na quarta-feira que vão flexibilizar as medidas sanitárias contra a covid-19.

"Um 'hobbit' como você é indispensável, comum e pequeno, mas determinado e corajoso, tornando-se, sem querer, um herói... e um mártir", postou um internauta.

"É preciso lembrar sempre de quem soou o alarme", comentou outro, afirmando "esperar por uma sociedade mais transparente".

Outros internautas compartilharam sua frustração com as regras anticovid.

"Enquanto responsável pelos testes de PCR, estou exausto com a procura de casos positivos, o enorme número de amostras que devem ser processadas, as informações que devem ser inseridas no sistema (...), as reclamações cada vez mais numerosas da população", escreveu um usuário.

prw-ka/ehl/dth/jvb/zm/aa