Covid: Fortaleza registra 120 novos casos por dia em média

Número de casos continua aumentando, mas perde velocidade, conforme análise da Secretaria Municipal da Saúde (SMS)

Cerca de 120 novos casos de Covid-19 são diagnosticados por dia, em média, em Fortaleza. A taxa de positividade chegou a 31,2% na última semana. Foram 475 exames positivos em relação aos 1.519 testes realizados. Os dados são do boletim epidemiológico publicado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) nesta terça-feira, 29.

A positividade se refere às amostras (RT-PCR) de residentes de Fortaleza colhidas entre os dias 22 e 28 de novembro de 2022, analisadas pelos laboratórios da rede pública. 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Embora o cenário seja de circulação viral elevada, o monitoramento já registra menor velocidade de crescimento. Houve desaceleração do crescimento da positividade de amostras nas duas últimas semanas.

"Não se pode afirmar, no entanto, que nos aproximamos da estabilidade que antecede a queda, ou se houve um aumento importante do número de amostras processadas, caracterizando maior sensibilidade do sistema de vigilância", detalha o boletim.

Novas subvariantes do coronavírus

Segundo a análise da pasta, o principal fator associado ao aumento de casos neste novo ciclo é a introdução e posterior dominância da sublinhagem da Ômicron BQ.1. "Embora esta variante tenha alta transmissibilidade, não há evidência de que produza casos mais graves", pondera.

Na última sexta-feira, 25, a vigilância genômica do Estado confirmou a introdução de outra sublinhagem da variante Ômicron (BE.9) com três amostras confirmadas.

"Faz-se necessário monitoramento rigoroso do comportamento de disseminação de ambas as sublinhagens da Ômicron (BQ.1; BE.9) identificadas no Município", avalia.

Mais de 100 dias sem mortes por Covid

Há 107 dias não há registro preliminar de óbito confirmado por Covid-19 em Fortaleza. A última morte em decorrência da doença foi registrada no dia 13 de agosto. "Novo crescimento de casos iniciado em fins de outubro não impactou até o momento a mortalidade", constata o boletim. 

Documento aponta que o último trimestre incompleto foi o menos letal da pandemia. Entre setembro e novembro não houve registro de óbitos. 

"Aumento da cobertura vacinal com esquema completo em todas as faixas etárias é, junto com a adoção de medidas não farmacológicas pelos grupos mais vulneráveis, a estratégia crucial de prevenção e controle da doença", aponta a secretaria. 

Atendimentos aumentam

O número de atendimentos por síndrome gripal em Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Fortaleza aumentou 96,5% entre os meses de outubro e novembro de 2022. De 5.921 atendimentos, as 12 UPAs monitoradas no IntegraSUS, plataforma da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), passaram a registrar 11.831.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

covid-19 fortaleza casos covid-19 fortaleza 5ª onda Covid pandemia

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar