Vacina pediátrica: sem público, Fortaleza perde 207 doses contra a Covid-19
Cada frasco tem 10 doses de vacina. Após 12 horas da abertura do recipiente, as doses que não foram aplicadas devem ser descartadas
12:23 | Nov. 28, 2022
Desde o último dia 19, Fortaleza está vacinando crianças de seis meses a dois anos contra a Covid-19. Conforme a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em uma semana foram aplicadas 920 doses. No mesmo período, foi registrada a perda de 207 doses.
O descarte das doses se deve à falta de público. Isso porque cada frasco contém 10 doses de vacina. O conteúdo precisa ser aplicado em até 12 horas após a abertura do recipiente. Depois desse intervalo de tempo, as doses que não foram aplicadas devem ser descartadas.
Fortaleza recebeu 3.250 doses da vacina Pfizer Baby para aplicação da primeira dose. Assim, conforme os dados registrados até sexta-feira, 25, a Capital ainda tem imunizante suficiente para proteger 2.123 bebês.
O Ministério da Saúde recomenda que sejam priorizados os bebês com comorbidades. A SMS enfatiza que, para evitar o desperdício, a vacinação foi ampliada para o público sem comorbidade. "A SMS reforça o pedido que pais e/ou responsáveis deste público-alvo levem seus filhos para se vacinarem a fim de garantir a proteção contra a doença", afirma em nota.
Fortaleza conta atualmente com cinco pontos de vacinação:
- shopping Riomar Fortaleza
- shopping Riomar Kennedy
- shopping Iguatemi
- Shopping Central
- drive-thru do Centro de Eventos
Além destes, a vacinação é ofertada em diversos postos de saúde, conforme divulgado diariamente no portal da Prefeitura.
Leia mais
-
Atendimentos por síndrome gripal nas UPAs de Fortaleza quase dobram desde outubro
-
Covid-19: 1º lote de vacinas bivalentes deve chegar ao Brasil em dezembro
-
Ceará recebeu mais de 2,3 milhões de testes de Covid-19 desde o início da pandemia, diz MS
-
Hospitais privados do Ceará têm alta nos atendimentos de emergência por Covid-19