Fortaleza não tem mortes por Covid há 100 dias, mesmo com aumento de casos
Atualmente, 75 casos novos em média são confirmados a cada dia. A circulação viral apresenta tendência de alta, segundo boletim epidemiológico da SMSFortaleza enfrenta aumento de casos da Covid-19, na quinta onda de disseminação desde a entrada do vírus. Entretanto, há 100 dias não há registro de óbito confirmado em decorrência da infecção na Capital. Isso se deve principalmente à vacinação. O último óbito confirmado ocorreu no dia 13 de agosto.
Balanço é do boletim epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) publicado nesta terça-feira, 22, segundo o qual a positividade das amostras (RT-PCR) é de 27%. Dos 1.019 exames de residentes de Fortaleza analisados entre os dias 15 e 21 de novembro pelos laboratórios da rede pública, 275 tiveram resultado positivo para a doença.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
"O cenário atual é de circulação viral moderada com tendência de alta", analisam os especialistas da SMS. Segundo a pasta, o principal fator associado ao aumento súbito de casos é a introdução e posterior dominância da sublinhagem da ômicron BQ.1
"Embora esta variante tenha alta transmissibilidade, não há evidência de que produza casos mais graves", pondera o boletim. A média móvel atual de casos (75,7) foi 3,5 vezes maior do que a registrada duas semanas atrás (22,3).
Entre as principais estratégias de prevenção e controle da doença estão o aumento da cobertura vacinal com esquema completo em todas as faixas etárias e a adoção de medidas não farmacológicas pelos grupos mais vulneráveis.
No atual momento, o uso de máscaras no transporte público, em demais ambientes fechados e de aglomeração é fortemente recomendado pela secretaria.