Covid-19: último trimestre foi o menos letal da pandemia em Fortaleza

O meses de agosto, setembro e outubro foram os menos letais da pandemia de covid-19 na Capital, conforme boletim da Secretaria Municipal da Saúde (SMS)
Autor Ana Rute
Foto do autor
Ana Rute Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Fortaleza completa 80 dias sem mortes em decorrência da covid-19. O último óbito pela doença foi registrado no dia 13 de agosto. O último trimestre — agosto, setembro e outubro de 2022 — foi o menos letal da pandemia na Capital, segundo boletim epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) publicado nesta terça-feira, 1º. 

Na última semana (entre os dias 25 e 31 de outubro), a positividade das amostras (RT-PCR) de residentes de Fortaleza, analisadas pelos laboratórios da rede pública, foi de 1,6%. Das 432 amostras analisadas, sete tiveram resultado positivo. Das sete amostras positivas, quatro eram de indivíduos assintomáticos. 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A média móvel atual de casos é de 1,1. Número é 31% menor do que a registrado duas semanas atrás: 1,6. "O cenário atual é de circulação viral baixíssima, a menor desde o início da pandemia", diz o acompanhamento.

Há quase três meses sem mortes, a média móvel de óbitos é, portanto, em zero. "Atualmente, aproximadamente um caso novo é confirmado a cada 24 horas e mortes são eventos raríssimos, associados a condições especiais e comorbidades graves", avaliam os especialistas da SMS.

Nos últimos meses, a pasta afirma que o cenário epidemiológico indica tendência de controle da doença, mesmo considerando eventual limitação da testagem. Isso é devido ao aumento da cobertura vacinal com esquema completo em todas as faixas etárias. "Em se mantendo o atual quadro, inclusive em nível global, o fim da pandemia será avaliado em breve", prospecta.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

casos covid fortaleza covid-19 fortaleza pandemia coronavirus

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar