Covid-19: Fortaleza está há dois meses sem óbitos
Último óbito por causa da doença foi registrado no dia 11 de agosto, conforme boletim da Secretaria Municipal da SaúdeHá quatro semanas com situação "sob controle", a Covid-19 não é a causa de mortes em Fortaleza há dois meses. O último óbito foi confirmado no dia 11 de agosto, por análise retrospectiva realizada pelo Comitê de Investigação. A informação é do boletim epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) publicado nesta terça-feira, 11.
Apesar do aumento de casos registrado em junho, a quarta onda não apresentou "aumento relevante" das fatalidades. "Os óbitos se concentraram no momento posterior ao pico de casos, no início de julho, quando a média móvel chegou 1,3", detalha a pasta.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Atualmente, a média móvel dos últimos sete dias continua estimada em zero. Menos de um caso novo é confirmado a cada 24 horas e óbitos são eventos raros, "associados a condições especiais e comorbidades graves".
A média móvel de casos (0,6) é 88% menor do que a registrada duas semanas atrás (5,1). Segundo o acompanhamento, o cenário atual é de circulação viral baixíssima, a menor desde o início da pandemia.
"Dificilmente (sem um fato novo) a tendência será alterada ou revertida nas próximas semanas. Este ciclo epidêmico findou em meados de agosto", aponta.
A análise da pasta considera que, "mesmo com a eventual limitação da testagem, o cenário epidemiológico indica tendência de controle da doença, embora não se possa falar ainda de eliminação da transmissão".
Levando em conta, inclusive, o cenário global, se o quadro atual se mantiver, o fim da pandemia será avaliado em breve.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente