Covid-19: Fortaleza está há dois meses sem óbitos

Último óbito por causa da doença foi registrado no dia 11 de agosto, conforme boletim da Secretaria Municipal da Saúde

20:12 | Out. 11, 2022

Por: Ana Rute Ramires
Teste Rápido Antígeno para Covid-19 (foto: Marcello Casal JrAgência Brasil)

Há quatro semanas com situação "sob controle", a Covid-19 não é a causa de mortes em Fortaleza há dois meses. O último óbito foi confirmado no dia 11 de agosto, por análise retrospectiva realizada pelo Comitê de Investigação. A informação é do boletim epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) publicado nesta terça-feira, 11.

Apesar do aumento de casos registrado em junho, a quarta onda não apresentou "aumento relevante" das fatalidades. "Os óbitos se concentraram no momento posterior ao pico de casos, no início de julho, quando a média móvel chegou 1,3", detalha a pasta.

Atualmente, a média móvel dos últimos sete dias continua estimada em zero. Menos de um caso novo é confirmado a cada 24 horas e óbitos são eventos raros, "associados a condições especiais e comorbidades graves".

A média móvel de casos (0,6) é 88% menor do que a registrada duas semanas atrás (5,1). Segundo o acompanhamento, o cenário atual é de circulação viral baixíssima, a menor desde o início da pandemia. 

"Dificilmente (sem um fato novo) a tendência será alterada ou revertida nas próximas semanas. Este ciclo epidêmico findou em meados de agosto", aponta. 

A análise da pasta considera que, "mesmo com a eventual limitação da testagem, o cenário epidemiológico indica tendência de controle da doença, embora não se possa falar ainda de eliminação da transmissão".

Levando em conta, inclusive, o cenário global, se o quadro atual se mantiver, o fim da pandemia será avaliado em breve.