Anvisa amplia validade de vacinas da Pfizer contra Covid-19

Prazo será ampliado para 15 meses após a data de fabricação, apenas na dosagem destinada a público adulto; medida vale para vacinas da Pfizer já importadas

06:27 | Out. 11, 2022

Por: Bemfica de Oliva
Tecnologia usada pela Pfizer na vacina contra a Covid-19 pode ser transferida para as pesquisas contra o câncer (foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nessa segunda-feira, 10, a ampliação da validade das vacinas Cominarty. O imunizante contra a Covid-19 é fabricado pela Pfizer.

Segundo o órgão, após estudos da Agência, foi verificado que a vacina segue tendo eficácia 15 meses após a fabricação. Atualmente, os lotes são marcados como tendo validade de nove ou 12 meses.

A análise foi feita pela Gerência de Produtos Biológicos, setor da Anvisa que avalia materiais de uso médico. As áreas de registro e inspeção sanitária da Agência também aprovaram a ampliação de validade das vacinas.

A medida é válida apenas para os imunizantes na dose para o público adulto, cuja embalagem pode ser diferenciada pela tampa roxa. As vacinas contra a Covid-19 para crianças, que possuem tampas nas cores laranja ou vinho, seguem com validade de 12 meses.

Mais notícias de Saúde