Covid-19: Fortaleza registra a menor circulação viral desde o início da pandemia

Média móvel de casos atual é 66% menor do que a registrada duas semanas atrás; últimas mortes em decorrência da patologia ocorreram em julho, em pacientes com comorbidade

A média móvel de casos de Covid-19 em Fortaleza segue em queda e atualmente se encontra em 1,4. Segundo informações da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), divulgadas nesta terça-feira, 13, em Boletim Epidemiológico, a Capital já registra a menor circulação viral desde o início da pandemia.

O informe da pasta de saúde diz respeito a Semana Epidemiológica 36 de 2022 (SE36/2022), equivalente ao período entre os dias 6 e 12 deste mês de setembro. 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Conforme documento, a positividade das amostras (RT-PCR) de residentes da Cidade, analisadas pelos laboratórios da rede pública, permaneceu em 0,5%. De 605 exames liberados nesse intervalo de tempo, apenas 3 amostras deram como positivas.

A média móvel atual (1,4 casos) é 66% menor do que a registrada duas semanas atrás (4,1 casos). Pela análise da pasta, o cenário atual da doença pandêmica em Fortaleza é de "circulação viral muito baixa", a menor já registrada na Capital desde o início da pandemia –, há pouco mais de dois anos.

Levantamento mostra também que no últimos sete dias nenhuma morte foi confirmada, sendo assim a média móvel de óbitos atual estimada em zero. "Continuamos em um estágio de muito baixa mortalidade", pontua pasta da saúde em boletim.

Casos confirmados e aumento da testagem

Ainda conforme levantamento semanal, Fortaleza registra menos de cinco novos casos confirmados a cada 24 horas e óbitos "são eventos raros, associados a condições especiais e comorbidades graves".

As últimas mortes que ocorreram por decorrência da doença foram em julho e pacientes eram idosos que se enquadravam "em pelo menos uma dessas categorias".

"O Aumento da testagem e da cobertura vacinal com esquema completo em todas as faixas etárias (incluindo D3 e D4 para as populações-alvo) continuam sendo, junto com medidas não farmacológicas, as estratégias cruciais para consolidar o controle da doença", destaca pasta.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

coronavirus fortaleza coronavirus ceará circulação viral covid fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar