Covid-19: Ceará recebe mais 700 mil doses da vacina AstraZeneca
Ao todo, o Estado recebeu 23 milhões de doses de vacinas desde o início da campanha de imunização contra a doença. Desse total, 19 milhões foram aplicadas
16:55 | Jul. 06, 2022
O Ceará recebeu um novo lote de reforço da vacina AstraZeneca contra a Covid-19. Foram 700 mil doses do imunizante entregues pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira, 6. Desde o início da campanha de imunização contra a doença, o Ceará recebeu 23 milhões de doses de vacinas. Desse total, 19 milhões foram aplicadas.
Com a chegada de novas doses, o Ministério lembra da importância de a população cearense buscar os postos de vacinação para receber a dose de reforço. De acordo com levantamento da Rede Nacional de Dados em Saúde, 2,4 milhões de pessoas estão com reforço ou adicional da vacina pendente.
Ainda segundo a pasta, a necessidade de estados e municípios seguirem as recomendações pactuadas entre representantes das gestões estaduais e municipais e da União. Todas as orientações são baseadas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO).
Vacinação no Ceará
Em junho, foi liberada a aplicação da quarta dose (D4) da vacina contra a Covid-19 no Ceará para pessoas com 40 anos ou mais, com intervalo mínimo de quatro meses a partir da última vacinação. As aplicações também seguem para primeira, segunda e terceira dose no Estado.
Segundo a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), é recomendada a segunda dose de reforço para pessoas com 18 anos ou mais vacinadas com a Janssen no esquema da dose única e que receberam o primeiro reforço há quatro meses, independente da marca de vacina do primeiro reforço.
A pasta estadual ainda orienta que a aplicação da terceira dose de reforço ocorra para todas as pessoas com 40 anos e mais de idade que receberam a vacina Janssen no esquema primário (dose única), vacinadas com a segunda dose de reforço há quatro meses ou mais, independente do imunizante utilizado nos reforço anterior.
Para receber a quarta dose ou segunda dose de reforço, basta a população apta encaminhar-se a um posto de aplicação do imunizante contra a doença no seu respectivo município.
Em Fortaleza, a aplicação ocorre sem a necessidade de agendamento prévio, na modalidade de livre demanda, nos locais que estiverem ofertando os imunizantes, conforme a programação diária divulgada no portal da Prefeitura de Fortaleza.
Ao comparecer aos locais de vacinação da Capital, no entanto, é necessário apresentar documento de identidade com foto, CPF, Cartão Nacional de Saúde (CNS), comprovante de residência e cartão de vacinação contra a Covid-19, onde constam as doses tomadas anteriormente.
Leia mais
-
Covid: saiba quais os sintomas comuns a quem tomou e a quem não tomou a vacina
-
Covid: na quarta onda, coriza e febre têm sido mais frequentes
-
Quarta onda da Covid-19 em Fortaleza pode atingir pico no início de julho
-
Estudo conclui que vacinação contra covid salvou 20 milhões
-
Covid-19: Fortaleza tem tendência de "elevação rápida" na transmissão, diz SMS
-
Covid-19: Fortaleza registra alta procura por 4ª dose em drive thru