Covid-19: Vacinação de crianças de 3 a 5 anos em Fortaleza vai acontecer sem agendamento
Expectativa é atender 74,7 mil crianças nessa faixa etária na próxima segunda-feira, 18, na CapitalO início da vacinação de crianças de 3 a 5 anos de idade contra a Covid-19 em Fortaleza vai ocorrer sem a necessidade de agendamento prévio, na modalidade de livre demanda. A campanha começa na próxima segunda-feira, 18, e a expectativa é atender 74,7 mil crianças nessa faixa etária.
O imunizante utilizado para o público será a vacina CoronaVac, do Instituto Butantan, que foi aprovada para aplicação emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na última quarta-feira, 13.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Fortaleza será a primeira cidade cearense a iniciar a campanha. Para receber o imunizante, as crianças precisam estar cadastradas na plataforma Saúde Digital, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). O site estará disponível para os cadastros do público infantil ainda nesta sexta-feira, 15.
A informação foi divulgada pelo prefeito José Sarto (PDT) em publicação nas redes sociais. “Concluindo o cadastro, os responsáveis poderão levar as crianças a partir de segunda-feira até os locais que estiverem realizando a vacinação contra a Covid-19”, disse Sarto.
Confira os locais de vacinação
A programação dos locais de vacinação na Capital é divulgada diariamente no portal da Prefeitura de Fortaleza. No entanto, alguns pontos já foram divulgados pela gestão municipal:
Shoppings Central
Onde: Rua Senador Pompeu, 856 - Centro
Contato: (85) 3031 1600
Shopping Iguatemi
Onde: Avenida Washington Soares, 85 - Edson Queiroz
Contato: (85) 3477 3560
Shopping RioMar Fortaleza
Onde: Rua Desembargador Lauro Nogueira, 1500 - Papicu
Contato: (85) 3066 2002
Shopping RioMar Kennedy
Onde: Avenida Sargento Hermínio Sampaio, 3100 - Presidente Kennedy
Contato: (85) 3089 0909
Sesi Parangaba
Onde: Avenida João Pessoa, 6754 - Parangaba
Contato: (85) 3421 6121
Drive do Centro de Eventos
Onde: Avenida Washington Soares, 999, Edson Queiroz
Contato: (85) 3195 0332
De acordo com a Prefeitura de Fortaleza, alguns postos de saúde serão divulgados posteriormente.
Documentos
No ato da vacinação, será necessário apresentar o número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) e documento oficial de identificação da criança: certidão de nascimento, carteira de identidade ou passaporte. Também será necessário apresentar um documento original com foto do responsável pela criança no momento da aplicação.
“Contamos com a participação dos pais e responsáveis para aderir a mais um forma de proteção das crianças, que já aderem à vacinação de rotina, tão importante para evitar doenças graves e internações”, reforçou a secretária da Saúde de Fortaleza, Ana Estela Leite.
Veja passo a passo para cadastro no Saúde Digital:
1) Para se cadastrar, é preciso acessar o site Saúde Digital (vacinacaocovid.saude.ce.gov.br) e clicar em "Quero me cadastrar".
2) Serão solicitadas informações básicas, como país de origem, CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe, telefone para contato, sexo, raça/cor e informações profissionais. O fornecimento do Cartão Nacional de Saúde (CNS) é opcional.
3) A próxima fase pede dados de saúde para identificar se a pessoa faz parte de grupos prioritários. Também é questionado se você teve Covid-19 recentemente.
4) A última etapa do processo pede o endereço de residência da pessoa, que servirá de base para o agendamento no município de aplicação da vacina.
5) Após o preenchimento de todos os dados, será aberta uma página para a confirmação de todos os dados. Nela, a pessoa deve criar uma senha de acesso e informar um e-mail.
6) A Secretaria da Saúde enviará um link de confirmação do cadastro para o e-mail fornecido.
O que fazer se o e-mail de confirmação do cadastro não chegar?
Primeiro, confira todas as caixas do seu e-mail como "spam" e "lixeira". Caso não encontre a mensagem, a Sesa disponibiliza o telefone gratuito 0800 275 1475 para questionamentos sobre o Cadastro Estadual de Vacinação.
No site da Sesa e do Governo do Ceará, está disponível também o assistente virtual "Plantão Coronavírus".
Caso a dúvida seja relacionada à imunização em Fortaleza, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disponibiliza o número 156.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente