CoronaVac: Ceará vacina crianças de 3 a 5 anos na próxima semana

A imunização será iniciada pelo público residente em Fortaleza na próxima segunda-feira, 18

13:04 | Jul. 15, 2022

Por: Mirla Nobre
Foto de apoio ilustrativo. Vacinação contra a Covid-19 para a faixa etária de 3 a 5 anos foi aprovada pela Anvisa (foto: José Cruz/Agência Brasil)

Na próxima segunda-feira, 18, o Ceará inicia a vacinação de crianças de 3 a 5 anos contra a Covid-19. A imunização será feita com a vacina CoronaVac, liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para imunização desse público. A informação foi divulgada pela governadora Izolda Cela (PDT) em publicações nas redes sociais na tarde desta sexta-feira, 15. Neste primeiro momento, a imunização será iniciada pelo público residente em Fortaleza.

De acordo com o prefeito José Sarto (PDT), a vacinação irá acontecer por livre demanda, sem necessidade de agendamento. No entanto, é necessário que a criança esteja cadastrada no site Saúde Digital, portal da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) responsável pelo cadastro da população cearense para receber a vacina contra a Covid-19.

"Vamos vacinar crianças de 3 a 5 anos por livre demanda. [...] procure se cadastrar, proteja seu filho porque a vacina é que nos garante que se tivermos Covid, ela será de forma leve. Procure um posto de saúde e cadastra-se", disse Sarto.

Vacina aprovada para uso

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou na última quarta-feira, 13, o uso emergencial da vacina CoronaVac, do Instituto Butantan, em crianças de 3 a 5 anos de idade. A decisão foi unânime, ou seja, todos os diretores da agência deram voto favorável à autorização da aplicação.

O esquema vacinal para crianças a partir de 3 anos é o mesmo recomendado para os adultos: duas doses aplicadas em um intervalo de 28 dias. A vacina é a mesma usada em adultos, sem adaptação de versão pediátrica

Para a diretora Meiruze Souza Freitas, da Anvisa, relatora do pedido, a CoronaVac está aprovada em 56 países pela Organização Mundial da Saúde (OMS), teve cerca de um bilhão de doses aplicadas e tem contribuído para reduzir mortes e hospitalizações.

"Vacinar crianças de 3 a 5 anos contra a Covid-19 pode ajudar a evitar que elas fiquem gravemente doentes se contraírem o novo coronavírus", explicou.

No Brasil, a Coronavac está autorizada para uso emergencial desde o dia 17 de janeiro de 2021, quando foi iniciado a campanha de vacinação contra a Covid-19 no país. No entanto, foi somente em janeiro de 2022 que a agência regulatória autorizou a ampliação do uso da vacina para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos de idade.