Anvisa autoriza uso da CoronaVac para crianças de 3 anos a 5 anos
Decisão foi tomada em reunião da Diretoria Colegiada da Anvisa (Dicol) na tarde desta quarta-feira, 13Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a utilização da vacina CoronaVac (Butantan) em crianças de 3 a 5 anos de idade. Decisão foi tomada na tarde desta quarta-feira, 13, em reunião da Diretoria Colegiada da Anvisa (Dicol).
O imunizante já estava liberado para uso em crianças a partir de 6 anos. A decisão tem como base estudos acadêmicos que afirmam que o imunizante é seguro e eficaz no combate à doença no grupo etário.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Valéria Valim, professora de Medicina da UCAM-UFES e coordenadora do Projeto Curumin, apresentou dados com relação à produção de anticorpos. A CoronaVac gerou de três a quatro vezes mais células neutralizantes do vírus da Covid-19 no grupo de 3 a 5 anos em relação aos adultos.
Já em comparação à faixa etária de 6 a 17 anos, o número de células de defesa dobrou. Todos os participantes que não contraíram a doença antes de receber a vacina produziram anticorpos.
A orientação da área técnica foi que a faixa etária fosse limitada a crianças de 3 a 5 anos não imunocomprometidas. Conforme Gustavo Mendes, gerente-geral de Produtos Biológicos, Radiofármacos, Sangue, Tecidos, Células, Órgãos e Produtos de Terapias Avançadas (GGBIO), a vacina deve ser utilizada no esquema de duas doses com intervalo de 28 dias.
Ele sugeriu que o Instituto Butantan realize a "apresentação e avaliação criteriosa dos dados de estudos clínicos controlados que estão em andamento".
Marilze Freitas, diretora relatora, votou a favor. Os outros quatro diretores acompanharam a decisão da relatora: Romison (quarta diretoria), Alex Campos (quinta diretoria), Cristiane Jourdan (terceira diretoria) e Antonio Barra (diretor presidente).
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente