Covid-19: dois óbitos registrados no Ceará este mês foram em Russas
As duas pacientes, de 49 e 82 anos, eram mulheres e tinham comorbidades. Elas já haviam recebido todas as doses da vacina estabelecidas para cada faixa etária
23:58 | Jun. 15, 2022
Nas primeiras duas semanas deste mês de junho, o Ceará registrou duas mortes por Covid-19. Ambas foram na cidade de Russas, localizada no Baixo Jaguaribe. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, as pacientes, com 49 e 82 anos, eram mulheres e tinham morbidades. Segundo a plataforma IntegraSUS, da Secretaria Estadual da Saúde do Ceará (Sesa), foram confirmados 30 casos da doença no período.
A primeira paciente procurou o Hospital e Casa de Saúde de Russas no dia 9 de junho, com quadro de pneumonia, sendo diagnosticada para Covid-19 na mesma data após a realização de teste antígeno. Ela foi "imediatamente internada para tratamento" e foi a óbito no mesmo dia. A paciente tinha Diabetes Melitus e doença cardiovascular crônica. Ela havia tomado todas as doses da vacina estabelecidas para a sua faixa etária.
A segunda paciente, idosa, procurou a mesma unidade no dia 10 de junho e foi internada com quadro de úlcera. Ela também diagnosticada como vírus no mesmo dia. A paciente tinha Diabetes Melitus e sequela de AVC. Ela também já havia tomado todas as doses da vacina estabelecidas para a sua faixa etária. A idosa foi a óbito no dia posterior.
Na nota enviada pela assessoria da Prefeitura, município informa que em março, abril e maio o município registrou apenas 21 casos confirmados de Covid-19. O município intensificou a realização de testes em todos os casos suspeitos "registrando 90 casos confirmados agora em junho".
Nesta quarta-feira, 15, foi ofertada testagem gratuita à população na Praça da Igreja Matriz.
"De acordo com o último Vacinômetro do município, com dados atualizados em 9 de junho, Russas já havia aplicado 181.904 doses", informa nota. Órgão detalha a cobertura vacinal: 90,70% da população vacinada com a 1ª dose; 90,19% com a 2ª dose; 61,36% com a 3ª dose; 54,61% com a 4ª dose; 69,36% com a primeira dose pediátrica e 49,17% com a segunda dose pediátrica.
"A Prefeitura de Russas informa ainda que a campanha de vacinação permanece em todas as unidades básicas de saúde do município e em pontos estratégicos de grande circulação de pessoas e que vem realizando busca ativa de moradores que ainda não completaram o esquema vacinal estabelecido pelo Plano Nacional de Imunização", diz texto.