Covid-19: "Dia D" de vacinação é realizado em mais seis escolas de Fortaleza

Vacinação em escolas da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza acontece todas as quinta-feiras com o objetivo de ampliar a imunização na comunidade escolar

O "Dia D” de Vacinação contra a Covid-19 em escolas da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza ocorreu em mais seis unidades de ensino, nesta quinta-feira, 9. A iniciativa, que visa ampliar a imunização na comunidade escolar da Capital, acontece às quintas-feiras, sendo realizada de forma conjunta entre as Secretarias Municipais da Saúde (SMS) e da Educação (SME).

Dessa forma, semanalmente são vacinados, com a primeira dose ou com a dose de reforço, estudantes com idades entre 5 e 17 anos. Para receber o imunizante, no entanto, é necessário que os pais ou os responsáveis autorizem junto à direção da unidade escolar. Para os que não possuem cadastro na plataforma Saúde Digital, exigido para que a vacinação seja realizada, o procedimento é feito no local. 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

As escolas da Capital participantes do "Dia D" desta semana são EM Jesus Cristo/EM Raimundo de Sousa Mangueira (Jardim Iracema), EM Professor Luís Costa (Luciano Cavalcante), EM Prof. José Militão de Albuquerque (Conj. Ceará I), EM Nelson Mandela (Jose Walter), EM Maria Bezerra Quevedo (Novo Mondubim), e EM Professora Fernanda Maria De Alencar Colares (Lagoa Redonda).

A cobertura vacinal para o público infantil, de cinco a 11 anos, ainda não é satisfatória. Segundo a secretária da Saúde da Prefeitura de Fortaleza, Ana Estela Leite, 55% do público nessa faixa etária tomou a primeira dose da vacina e apenas 29% completou o esquema vacinal. "Precisamos avançar na proteção desse público. Quanto maior o número de pessoas não vacinadas, em caso de haver um aumento de circulação viral, quem não está completamente vacinado fica vulnerável em adquirir a doença e em estar transmitindo", explica a representante da pasta.

A secretária ainda destaca que todos os centros de vacinação da Capital continuam abertos para todos aqueles que ainda não completaram seu esquema vacinal, independente da faixa etária. "Não estamos fazendo agendamentos. Atualmente, (estamos realizando a vacinação) nos shoppings, temos o Sesi da Parangaba, temos o Centro de Eventos na modalidade Drive Thru e mais de 60 postos", lista Ana Estela. A relação dos centros de vacinação é atualizada diariamente e pode ser conferida através do site da Prefeitura de Fortaleza.

Quinta-feira de vacinação contra a Covid-19

Nesta quinta, 9, na escola EM Professor Luís Costa, no bairro Luciano Cavalcante, a vacinação estava sendo ofertada para estudantes do 1º ao 5º ano da instituição. Alunos de outras séries, de escolas próximas, também estavam sendo encaminhados para o local. João Gabriel, de 11 anos, tomou a primeira dose, o que não foi possível antes por falta de informação sobre os locais disponíveis por parte da mãe do menino.

Raíssa Oliveira, de 10 anos, também foi vacinada com a primeira dose do imunizante. O atraso na adesão à vacinação aconteceu em decorrência do medo dos efeitos da vacina por parte dos pais. "Meus pais se vacinaram, mas não queriam que eu me vacinasse. Mas já que eles tomaram, decidiram que eu também podia. A vacina salva vidas e impede que a gente pegue Covid", pontua.

O estudante Carlos Daniel, de 9 anos, também atrasou a vacinação contra a doença por falta de autorização dos pais. Na tarde desta quinta-feira, 9, o menino foi imunizado com a primeira dose, reconhecendo a importância de estar protegido. "Minha mãe queria que eu tomasse, mas meu pai não queria. Agora, ele deixou. Eles já são vacinados", explica.

A também estudante Ariane Almeida, de 10 anos, esteve no local para receber a segunda dose da vacina. "É importante se vacinar para não pegar essa doença, porque a gente tem medo. Eu já vi várias pessoas morrendo por causa da Covid", esclarece. Para auxiliar crianças menores que estavam com medo de ser vacinadas, a professora Ana Paula Gonçalves se voluntariou para ser rede de apoio.

Com encorajamentos e abraços, a educadora entende o medo de algumas crianças porque também tem medo de agulha. "Como eu tenho muito medo, eu sei o sentimento que eles têm. Por isso que eu estou tentando acalmar um pouco para que eles não se sintam tão preocupados", pontua. Ela também explicou que algumas crianças da instituição não haviam se vacinado antes por falta de cadastro no Saúde Digital.

Vacinação em Fortaleza

Até essa segunda-feira, 6, um total de 6.081.716 doses contra a Covid-19 tinham sido aplicadas em Fortaleza, sendo 2.389.062 com a primeira dose, 2.254.848 com a segunda dose, 1.332.257 com a terceira dose e 113.550 com a quarta dose.

Também foram vacinadas, na Capital, 157.687 crianças de 5 a 11 anos com a primeira dose e 88.183 com a segunda. Com relação aos adolescentes, 217.158 receberam a primeira dose, 176.124 a segunda dose e 6.633 a terceira.

Terceira dose para adolescentes

No dia 31 de maio, a Prefeitura de Fortaleza iniciou a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 em adolescentes a partir de 12 anos que receberam a segunda dose há quatro meses. A aplicação segue a modalidade de livre demanda, sem necessidade de agendamento prévio, nos locais que estiverem realizando vacinação contra a doença, conforme a programação diária divulgada no portal da prefeitura.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vacinação infantil covid-19 vacinação escola municipais Fortaleza covid-19 secretaria municipal da saúde

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar