26,3 mil fortalezenses faltaram agendamento da segunda dose da Astrazeneca
Imunização continua no fim de semana em cinco postos de vacinação. Prefeitura pretende imunizar 18 mil pessoas por agendamento, mas a vacina segue sendo aplicada sem a necessidade de marcaçãoTotal de 26,3 mil fortalezenses completaram o prazo para a segunda dose da Astrazeneza e ainda não compareceram aos postos de vacinação para receber o imunizante, de acordo com lista divulgada na noite desta sexta-feira, 11, pela Prefeitura da Capital. A gestão enfatiza a importância de que essas pessoas completem o ciclo vacinal, contribuindo para redução dos indicadores da pandemia.
>> Veja a lista de fortalezenses que faltaram ao agendamento da segunda dose da Astrazeneca
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Nas redes sociais, o prefeito José Sarto (PDT) disse que Fortaleza alcançou importante cobertura vacinal na população. “Não podemos descuidar, a imunização de cada fortalezense é fundamental para a proteção de todos e todas”, enfatizou. “O avanço da imunização está entre as nossas maiores prioridades. Temos realizado mutirões de cadastramento, ampliação de postos de vacinação, atendimento itinerante, repescagens, busca ativa, entre outras estratégias”, acrescentou.
Neste fim de semana, os fortalezenses que faltaram ao agendamento ou chegaram à data-limite da segunda dose de qualquer das marcas da vacina podem se dirigir aos seguintes postos de vacinação: Centro de Eventos, shoppings Iguatemi e Riomar Fortaleza, Shopping Central (até às 15 horas) e Sesi Parangaba. Estes dois últimos funcionarão somente no sábado, 12.
Os mesmos locais também atenderão as pessoas para a primeira, terceira e quarta doses da vacina. Para o fim de semana, além das pessoas que podem comparecer aos locais de vacinação sem necessidade de agendamento, a Prefeitura divulgou listas com agendamento de imunizantes para a segunda dose de crianças, a terceira dose da população em geral e a quarta dose para imunossuprimidos. A pretensão da administração é vacinar 18 mil pessoas por agendamento. É possível consultar os agendados por meio do site oficial da Prefeitura ou do Vacine Já.
Para a aplicação da vacinação em crianças que estão positivadas com Covid-19, a Prefeitura segue a mesma recomendação do público adulto, conforme a Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm). O imunizante deve ser aplicado 30 dias após o início dos sintomas ou do resultado positivo em casos de assintomáticos. Em casos negativos para o coronavírus, mas com quadro de síndrome gripal, o recebimento da vacina deve ocorrer após 48 horas do desaparecimento dos sintomas.
Total de 2.031.994 fortalezenses completaram o ciclo vacinal com as duas doses da Covid-19, de acordo com dados consolidados às 20h43min pelo Vacinômetro da Prefeitura. O número é equivalente a 75,2% da população da Cidade, conforme dados populacionais projetados para 2021 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já com pelo menos uma das doses, são 2,3 milhões (87% da população) e com a terceira dose são 1,03 milhão (38,2% da população).
O que levar para a vacinação
No ato da vacinação será necessário, obrigatoriamente, apresentar documento de identidade original com foto, Cartão Nacional de Saúde (CNS) ou CPF e comprovante de endereço no município de Fortaleza, pois serão contemplados apenas residentes da Capital.
Como saber se estou agendado?
1) Para os fortalezenses, é possível consultar as listas diárias de vacinação publicadas no site Coronavírus Fortaleza e também conferir o cadastro pelo site Vacine Já (vacineja.sepog.fortaleza.ce.gov.br/);
2) No site Vacine Já, digite seu CPF, sua data de nascimento e o código solicitado. A seguir, clique em "Consultar". O sistema vai mostrar seus dados cadastrados e, se o agendamento estiver disponível, vai indicar seu horário e local de vacinação;
3) Quem não reside em Fortaleza deve lembrar que cada município possui uma logística própria de agendamento na vacinação da Covid-19 a partir dos dados do Saúde Digital. Por isso, é importante buscar os canais de comunicação da secretaria municipal de saúde da sua cidade e acompanhar como está o calendário de vacinação onde você mora. Confira no portal da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) os sites de cada prefeitura do Ceará.
Como fazer o cadastro no Saúde Digital?
No Ceará, é preciso realizar o cadastro na plataforma Saúde Digital para a vacinação contra a Covid-19. O POVO explica como fazer o cadastro na plataforma.
1) Para se cadastrar, é preciso acessar o site Saúde Digital (vacinacaocovid.saude.ce.gov.br/) e clicar em "Ainda não tenho cadastro";
2) Serão solicitadas informações básicas, como país de origem, CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe, telefone para contato, sexo, raça/cor e informações profissionais. O fornecimento do Cartão Nacional de Saúde (CNS) é opcional;
3) A próxima fase pede dados de saúde para identificar se a pessoa faz parte de grupos prioritários. Também é questionado se você teve Covid-19 recentemente;
4) A última etapa do processo pede o endereço de residência da pessoa, que servirá de base para o agendamento no município de aplicação da vacina;
5) Após o preenchimento de todos os dados, será aberta uma página para a confirmação de todos os dados. Nela, a pessoa deve criar uma senha de acesso e informar um e-mail;
6) A Secretaria da Saúde enviará um link de confirmação do cadastro para o e-mail fornecido.
LEIA MAIS | Passo a passo: como se cadastrar para a vacinação contra a Covid-19 no Ceará
O que fazer se o e-mail de confirmação do cadastro não chegar?
Primeiro, confira todas as caixas do seu e-mail, como "spam" e "lixeira". Caso não encontre a mensagem, a Sesa disponibiliza o telefone gratuito 0800 275 1475 para questionamentos sobre o Cadastro Estadual de Vacinação. No site da Sesa e do Governo do Ceará, está disponível também o assistente virtual "Plantão Coronavírus".
Caso a dúvida seja relacionada à imunização em Fortaleza, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disponibiliza o número 156.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente