Vacinação em Fortaleza: veja como irá funcionar o atendimento nesta segunda-feira, 28
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou como os postos de atendimento irão atuar nas vacinações de primeira, segunda e terceira doseO atendimento para vacinação contra a Covid-19 em Fortaleza ocorre, nesta segunda-feira, 28, normalmente em todos os postos de aplicação. Pessoas que ainda não tomaram a primeira dose podem se dirigir aos pontos e tomar a vacina por livre demanda. Segunda e terceira doses serão administradas para pessoas que atingiram a data limite e faltosos.
Documentação necessária
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Adultos e adolescentes: identidade (com foto), CPF, Cartão Nacional de Saúde (CNS) e comprovante de residência atualizado. Para segunda dose, cartão de vacinação
Adolescentes sem RG: certidão de nascimento junto a um documento com foto (bilhete único ou carteira estudantil)
Imunossuprimidos: documentação que comprova a imunossupressão
Crianças: Cartão Nacional de Saúde (CNS), documento oficial de identificação da criança (certidão de nascimento, carteira de identidade ou passaporte), comprovante de residência atualizado e documento original com foto do responsável
Como saber se estou agendado?
1) Para os fortalezenses, é possível consultaras listas diárias de vacinação publicadas no site Coronavírus Fortaleza e também conferir o cadastro pelo site Vacine Já(vacineja.sepog.fortaleza.ce.gov.br/);
2) No site Vacine Já, digite seu CPF, sua data de nascimento e o código solicitado. A seguir, clique em "Consultar". O sistema vai mostrar seus dados cadastrados e, se o agendamento estiver disponível, vai indicar seu horário e local de vacinação;
3)Quem não reside em Fortaleza deve lembrar que cada município possui uma logística própria de agendamento na vacinação da Covid-19 a partir dos dados do Saúde Digital. Por isso, é importante buscar os canais de comunicação da secretaria municipal de saúde da sua cidade e acompanhar como está o calendário de vacinação onde você mora. Confira no portal da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece)os sites de cada prefeitura do Ceará.
Como fazer o cadastro no Saúde Digital?
No Ceará, é preciso realizar o cadastro na plataforma Saúde Digital para a vacinação contra a Covid-19. O POVO explica como fazer o cadastro na plataforma.
1) Para se cadastrar, é preciso acessar o site Saúde Digital (vacinacaocovid.saude.ce.gov.br/) e clicar em "Ainda não tenho cadastro";
2) Serão solicitadas informações básicas, como país de origem, CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe, telefone para contato, sexo, raça/cor e informações profissionais. O fornecimento do Cartão Nacional de Saúde (CNS) é opcional;
3) A próxima fase pede dados de saúde para identificar se a pessoa faz parte de grupos prioritários. Também é questionado se você teve Covid-19 recentemente;
4) A última etapa do processo pede o endereço de residência da pessoa, que servirá de base para o agendamento no município de aplicação da vacina;
5) Após o preenchimento de todos os dados, será aberta uma página para a confirmação de todos os dados. Nela, a pessoa deve criar uma senha de acesso e informar um e-mail;
6) A Secretaria da Saúde enviará um link de confirmação do cadastro para o e-mail fornecido.
O que fazer se o e-mail de confirmação do cadastro não chegar?
Primeiro, confira todas as caixas do seu e-mail, como "spam" e "lixeira". Caso não encontre a mensagem, a Sesa disponibiliza o telefone gratuito 0800 275 1475 para questionamentos sobre o Cadastro Estadual de Vacinação. No site da Sesa e do Governo do Ceará, está disponível também o assistente virtual "Plantão Coronavírus".
Caso a dúvida seja relacionada à imunização em Fortaleza, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disponibiliza o número 156.