Carnaval: fortalezenses aproveitam o fim de semana para se vacinar contra a Covid-19
Vacinação por demanda espontânea e repescagem ocorre neste fim de semana, 26 e 27 de fevereiro, nos shoppings RioMar Fortaleza (Papicu) e RioMar Kennedy
11:51 | Fev. 26, 2022
No fim de semana de Carnaval, 26 e 27 de fevereiro, a Capital cearense conta com dois pontos de vacinação contra Covid-19: os shoppings RioMar Fortaleza (Papicu) e RioMar Kennedy. O POVO esteve no RioMar Fortaleza e registrou bastante procura de pessoas pela imunização por demanda espontânea, sem agendamento. Há repescagem para todas as faixas etárias.
As doses são ofertadas das 9 às 17 horas, mas neste sábado, por volta das 15 horas, havia relatos de que não estava sendo permitida a entrada de pessoas para vacinação. Por nota, a Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS) informou que o atendimento por livre demanda e repescagem ocorre mediante a capacidade diária máxima de cada local.
Tanto no RioMar Fortaleza quanto no RioMar Kennedy, estão sendo ofertadas a primeira dose (D1) e a segunda dose (D2) para adultos e adolescentes por meio de demanda espontânea e prazo limite de aplicação, no caso da D2.
Também podem ser vacinadas pessoas acima de 18 anos que perderam o agendamento da terceira dose ou que completaram quatro meses desde que receberam a segunda.
Os demais locais de vacinação, como Centro de Eventos, Iguatemi, Sesi Parangaba e postos de saúde, não vão realizar atendimento durante esta repescagem.
Crianças com idade entre 5 e 11 anos também estão sendo atendidas. No caso delas, não há atendimento por demanda espontânea, apenas repescagem. Dessa forma, aquelas que perderam o agendamento da primeira dose podem ser imunizadas neste fim de semana.
Foi o caso de João Miguel, 5, que foi vacinado contra a Covid-19 na manhã deste sábado, 26. A professora Simone Paulino, 35, mãe do menino, explica que no último dia 12 estava em um curso e não conseguiu levar o filho para receber a vacina. Então, aproveitou o sábado de Carnaval, para vaciná-lo.
"(Foram) duas horas esperando, mas valeu a pena, hein, João? Agora, está vacinado, protegido", afirmou o pai de João Miguel, Wanderley Moura, 51, que também recebeu a terceira dose da vacina contra a doença nesta manhã.
Renata Martins, 30, aproveitou a manhã de folga deste sábado para tomar a dose de reforço. "No final de semana passado, que era para eu tomar, infelizmente não deu porque eu estava trabalhado", conta. Ela destaca a importância da vacinação e relata o impacto que a Covid-19 teve na própria família.
"Na pandemia, perdi cinco parentes. Em duas semanas, perdi dois. Então, (a vacina) é muito importante. Quando minha mãe teve (a doença), meu irmão teve, minha sobrinha teve. Foi muito ruim. Eu nunca peguei a Covid-19, mas minha mãe pegou há um ano e ainda sente sequelas", conta.
Os irmãos Ítalo Matheus, 10, Rebeca Ellen, 8, e Arlen Erik, 13, também receberam a dose de vacina contra a Covid-19 neste sábado de Carnaval. O mais velho conta que estava ansioso e com um pouco de medo, mas, quando tomou a vacina, "deu um alívio".
Com a vacinação, ele pretende ir ao estádio para assistir aos jogos do Fortaleza Esporte Clube. "E meu intuito de tomar era para ir para a casa da minha tia", emenda a pequena Rebeca. Para Arlen Erik, a vacina representa "uma melhora" na pandemia de Covid-19.
Documentação necessária
Adultos e adolescentes: identidade (com foto), CPF, Cartão Nacional de Saúde (CNS) e comprovante de residência atualizado. Para segunda dose, cartão de vacinação
Adolescentes sem RG: certidão de nascimento junto a um documento com foto (bilhete único ou carteira estudantil)
Imunossuprimidos: documentação que comprova a imunossupressão
Crianças: Cartão Nacional de Saúde (CNS), documento oficial de identificação da criança (certidão de nascimento, carteira de identidade ou passaporte), comprovante de residência atualizado e documento original com foto do responsável
Seviço
RioMar Fortaleza
Rua Desembargador Lauro Nogueira, 1500 - Papicu
RioMar Kennedy
Avenida Sargento Hermínio Sampaio, 3100 - Presidente Kennedy
Leia mais
-
Ceará registra queda de novos casos de Covid-19 há quatro semanas
-
Ceará tem ocupação de 51,52% em UTIs; tendência é de queda de casos
-
Ministério da Saúde destina R$ 6,7 mi para atendimento de pessoas com sintomas pós-Covid-19 no Ceará
-
Camilo prorroga atual decreto; índices de Covid-19 se mantêm em queda no CE
Atualizado às 17h32min
Com informações da repórter Gabriela Custódio