Brasil tem 5 casos confirmados da linhagem BA.2 da variante Ômicron
Ministério da Saúde foi notificado, até o momento, de dois casos em São Paulo, dois no Rio de Janeiro e um caso em Santa Catarina
18:59 | Fev. 05, 2022
Neste sábado, 5, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) confirmou a detecção, a partir de sequenciamento genético, de dois casos de Covid-19 causados pela linhagem BA.2 da variante Ômicron, um no Rio de Janeiro (RJ) e outro em Santa Catarina (SC). Com isso, o Brasil tem, até o momento, cinco casos confirmados, segundo o Ministério da Saúde (MS).
Em nota, o Ministério afirma que foi notificado, até o momento, de dois casos em São Paulo (SP), dois no Rio de Janeiro e um caso em Santa Catarina. A pasta esclarece, ainda, que a sublinhagem da variante de preocupação (VOC) Ômicron não tem impacto no diagnóstico laboratorial nem na eficácia das vacina.
"Até o momento, não existem evidências relacionadas à nova linhagem que demonstrem mudanças na transmissibilidade, quadro clínico, gravidade ou resposta vacinal", complementa.
Em balanço semanal sobre a transmissão do coronavírus pelo mundo divulgado na última quarta-feira, 2, a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que a linhagem BA.2 da Ômicron já foi confirmada em 57 países e, nas últimas semanas, a presença dela subiu 50% em vários deles. De acordo com a agência, ela difere da BA.1 em relação às mutações e atuação na proteína spike.
A OMS pede, ainda, mais investigações sobre as características da BA.2 para que se conheça melhor sua transmissibilidade, escape imunológico, propriedades e virulência.