Fortaleza: crianças serão vacinadas com CoronaVac a partir deste sábado, 5
O imunobiológico foi aprovado por unanimidade pela diretoria colegiada da Anvisa no dia 21 de janeiro
19:16 | Fev. 03, 2022
Fortaleza passará a aplicar vacinas pediátricas da CoronaVac/Butantan a partir do próximo sábado, 5. O imunizante será destinado para as crianças a partir de 6 anos. Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde esclareceu que as duas marcas de vacina estarão disponíveis nos centros de vacinação da Capital e não será possível escolher um dos imunobiológicos na hora da aplicação.
“É importante ressaltar que ambas são seguras e aprovadas pela Anvisa. Estamos tendo uma campanha tranquila, sem efeitos adversos notificados até o momento”, afirmou em nota Ana Estela Leite, secretária da Saúde de Fortaleza. O uso pediátrico da CoronaVac foi aprovado por unanimidade pela diretoria colegiada da Anvisa no dia 21 de janeiro para crianças e adolescentes não imunocomprometidos.
Leia mais
Com estudos realizados em vários países, como a China e o Chile, a vacina é produzida com o vírus inativado e possui a mesma dose usada para adultos (600 SU em 0,5 ml). O intervalo entre a primeira e a segunda aplicação é de 28 dias. Para receber a vacina, é necessário realizar um cadastro na plataforma Saúde Digital e aguardar agendamento. Para crianças que perderam o agendamento, a prefeitura realizará uma nova repescagem no próximo fim de semana.
No caso de crianças que receberam diagnóstico positivo de Covid-19, a recomendação é a mesma do público adulto, com aplicação do imunizante 30 dias após o início dos sintomas ou do resultado positivo em casos assintomáticos. No caso de síndrome gripal, com teste negativo para Covid-19, o recebimento da vacina deve ocorrer 48 horas após o desaparecimento dos sintomas.
Para se vacinar, é necessário apresentar o número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) e documento oficial de identificação da criança: certidão de nascimento, carteira de identidade ou passaporte. Também será necessário apresentar documento original com foto do responsável pela criança no momento da aplicação. Caso a criança não tenha nenhum registro do CNS, pode se dirigir a um dos 116 postos de saúde para emissão, levando documento oficial de identificação e comprovante de residência dos pais ou responsáveis.
No total, 40.298 crianças já receberam a primeira dose em Fortaleza, de acordo com dados do Vacinômetro da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) consolidados nesta quinta-feira, 3. Considerando toda a população, 76,7% dos fortalezenses já completaram o ciclo vacinal contra a doença, com as duas doses da vacina ou a dose única. A estimativa populacional é uma projeção do IBGE para 2021.
O que levar para a vacinação
No ato da vacinação será necessário, obrigatoriamente, apresentar documento de identidade original com foto, Cartão Nacional de Saúde (CNS) ou CPF e comprovante de endereço no município de Fortaleza, pois serão contemplados apenas residentes da Capital.
Como saber se estou agendado?
1) Para os fortalezenses, é possível consultar as listas diárias de vacinação publicadas no site Coronavírus Fortaleza e também conferir o cadastro pelo site Vacine Já (vacineja.sepog.fortaleza.ce.gov.br/);
2) No site Vacine Já, digite seu CPF, sua data de nascimento e o código solicitado. A seguir, clique em "Consultar". O sistema vai mostrar seus dados cadastrados e, se o agendamento estiver disponível, vai indicar seu horário e local de vacinação;
3) Quem não reside em Fortaleza deve lembrar que cada município possui uma logística própria de agendamento na vacinação da Covid-19 a partir dos dados do Saúde Digital. Por isso, é importante buscar os canais de comunicação da secretaria municipal de saúde da sua cidade e acompanhar como está o calendário de vacinação onde você mora. Confira no portal da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) os sites de cada prefeitura do Ceará.
Como fazer o cadastro no Saúde Digital?
No Ceará, é preciso realizar o cadastro na plataforma Saúde Digital para a vacinação contra a Covid-19. O POVO explica como fazer o cadastro na plataforma.
1) Para se cadastrar, é preciso acessar o site Saúde Digital (vacinacaocovid.saude.ce.gov.br/) e clicar em "Ainda não tenho cadastro";
2) Serão solicitadas informações básicas, como país de origem, CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe, telefone para contato, sexo, raça/cor e informações profissionais. O fornecimento do Cartão Nacional de Saúde (CNS) é opcional;
3) A próxima fase pede dados de saúde para identificar se a pessoa faz parte de grupos prioritários. Também é questionado se você teve Covid-19 recentemente;
4) A última etapa do processo pede o endereço de residência da pessoa, que servirá de base para o agendamento no município de aplicação da vacina;
5) Após o preenchimento de todos os dados, será aberta uma página para a confirmação de todos os dados. Nela, a pessoa deve criar uma senha de acesso e informar um e-mail;
6) A Secretaria da Saúde enviará um link de confirmação do cadastro para o e-mail fornecido.
LEIA MAIS | Passo a passo: como se cadastrar para a vacinação contra a Covid-19 no Ceará
O que fazer se o e-mail de confirmação do cadastro não chegar?
Primeiro, confira todas as caixas do seu e-mail, como "spam" e "lixeira". Caso não encontre a mensagem, a Sesa disponibiliza o telefone gratuito 0800 275 1475 para questionamentos sobre o Cadastro Estadual de Vacinação. No site da Sesa e do Governo do Ceará, está disponível também o assistente virtual "Plantão Coronavírus".
Caso a dúvida seja relacionada à imunização em Fortaleza, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disponibiliza o número 156.