Covid: Sesa deve divulgar novos Centros de Testagem gratuita até o fim da semana
Com terceira onda em ascensão, Secretaria Estadual da Saúde não tem conseguindo atender a alta demanda por testes para diagnóstico de Covid-19Com aumento de casos e suspeitas de Covid-19, muitos cearenses não têm conseguido acesso ao exame para diagnóstico gratuitamente. A Secretária Estadual da Saúde (Sesa) deve divulgar novos Centros de Testagem gratuita até o fim desta semana. Há pouco mais de uma semana, a Sesa dobrou o número Centros de Testagem gratuita para Covid-19, somando 12 unidades.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Ampliação foi viabilizada através de uma parceria entre o Governo do Estado e a Federação das Indústrias do Ceará (Fiec). Em três dias, seis novos centros de testagem atenderam 1.033 cearenses com suspeita de Covid-19.
Conforme a secretária executiva de Vigilância e Regulação em Saúde, Ricristhi Gonçalves, a pasta está em tratativas com mais parceiros para abrir novos Centros de Testagem em Fortaleza e no Interior. Equipes estão em treinamento para cooperação técnica. "Ainda estamos avaliando quantos centros podem dispor para nós", disse.
A secretária frisa que, apesar do aumento na oferta de testagem no Ceará, a procura ainda está intensa. "Muitos tentam agendar e não conseguem", disse. Ricristhi frisa que os municípios também dispõem de centros de testagem.
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Fortaleza, por exemplo, realiza testes de Covid-19 (RT-PCR) para os usuários sintomáticos, nos 116 postos de saúde da Capital. Ela destaca que, ao sentir algum sintoma e não conseguir agendar um teste, é preciso fazer autoquarentena.
"A recomendação é que a pessoa com síndrome gripal seja afastada. Independente de diagnóstico ou não. A empresa não deve exigir a testagem porque temos limitação de testagem. Mesmo que a gente amplie, não temos como conseguir atender todo mundo", afirma.
Ela alerta que, em caso de sintomas de alerta, o paciente deve procurar atendimento em uma unidade de saúde. A secretária afirma que a grande maioria das pessoas tem evoluído bem devido à vacinação, "mas algumas vão precisar de leito de enfermaria ou UTI".
Centros já em funcionamento
Para realizar o agendamento, acesse a plataforma Saúde Digital no endereço digital.saude.ce.gov.br e procure a seção Serviços Covid-19.
Hotel Excelsior - Praça do Ferreira – Endereço: Rua Guilherme Rocha, 172 – Centro de Fortaleza – de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas – por ordem de chegada;
Drive-thru HGF – Endereço: Rua Juiz Renato Silva – Papicu – por agendamento na plataforma Saúde Digital;
Drive-thru RioMar Kennedy – Endereço: Avenida Sargento Hermínio, 3100 – Presidente Kennedy – por agendamento na plataforma Saúde Digital;
CT para Viajantes no Aeroporto Internacional de Fortaleza – exclusivo para passageiros em desembarque;
CT para Viajantes na Rodoviária de Fortaleza (Terminal Rodoviário Engenheiro João Thomé) – exclusivo para passageiros em desembarque;
CT para Viajantes no Aeroporto de Juazeiro do Norte – exclusivo para passageiros em desembarque.
Sesi Centro – Endereço: Rua Padre Ibiapina, 1449 – Jacarecanga, Fortaleza;
Sesi Parangaba – Endereço: Avenida João Pessoa, 6754 – Parangaba, Fortaleza;
Sesi Barra do Ceará – Endereço: Rua Florêncio de Alencar, 900 – Barra do Ceará, Fortaleza;
Sesi Maracanaú – Endereço: Avenida Senador Virgílio Távora, 1103 – Distrito Industrial;
Sesi Juazeiro do Norte – Endereço: Rua José Marrocos, 2265, Pirajá;
Sesi Sobral – Endereço: Av. Dr. José Arimathéa Monte e Silva, 1003 – Centro.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente