Covid: fortalezenses podem receber D3 sem agendamento quatro meses após aplicação da D2
Inicialmente, o período de intervalo entre as duas doses era de seis meses, de acordo com orientação do Ministério da Saúde, mas o período foi reduzido para quatro meses, com introdução da variante Ômicron
23:27 | Dez. 29, 2021
Os fortalezenses que tomaram a segunda dose da vacina contra a Covid-19 há quatro meses poderão receber a terceira aplicação do imunizante sem agendamento na Capital. Atualmente, o local destinado para este público é exclusivamente o Centro de Eventos do Ceará. As informações foram divulgadas em nota pela Prefeitura de Fortaleza nesta quarta-feira, 29.
Inicialmente, o intervalo para a terceira dose era de seis meses em relação à aplicação da segunda, de acordo com recomendação do Ministério da Saúde. O período, contudo, caiu para cinco meses e posteriormente para quatro meses. Aline Gouveia, secretária adjunta da Saúde, esclarece que a medida foi adotada devido ao atual cenário epidemiológico com a chegada da variante Ômicron.
Leia mais
“Também estamos atentos com a proximidade das festividades de fim de ano, por isso, reforçamos a importância de quem não tomou ainda a sua dose, seja a primeira, segunda ou a terceira, que busque os centros de vacinação”, orientou em nota.
A gestão municipal continua atendendo, também sem agendamento, as pessoas que já estão com cinco meses ou mais de intervalo entre a primeira e a segunda dose. Quase 200 mil fortalezenses tomaram a primeira dose contra a Covid-19 e não retornaram para receber a segunda aplicação e completar o ciclo vacinal. O número é equivalente a aproximadamente 9% do total de pessoas que receberam a primeira dose na Capital.
Para a primeira dose, a Capital segue vacinando com livre demanda os fortalezenses a partir de 12 anos que estiverem cadastrados há pelo menos 48 horas no Saúde Digital. No caso de perda do agendamento, a Prefeitura publica diariamente a lista de agendados e os locais específicos destinados para vacinação, de acordo com a marca do imunizante. No fim deste ano, a vacinação contra Covid-19 será interrompida entre os dias 31 de dezembro e 2 de janeiro.
O que levar para a vacinação
No ato da vacinação será necessário, obrigatoriamente, apresentar documento de identidade original com foto, Cartão Nacional de Saúde (CNS) ou CPF e comprovante de endereço no município de Fortaleza, pois serão contemplados apenas residentes da Capital.
Como saber se estou agendado?
1) Para os fortalezenses, é possível consultar as listas diárias de vacinação publicadas no site Coronavírus Fortaleza e também conferir o cadastro pelo site Vacine Já (vacineja.sepog.fortaleza.ce.gov.br/);
2) No site Vacine Já, digite seu CPF, sua data de nascimento e o código solicitado. A seguir, clique em "Consultar". O sistema vai mostrar seus dados cadastrados e, se o agendamento estiver disponível, vai indicar seu horário e local de vacinação;
3) Quem não reside em Fortaleza deve lembrar que cada município possui uma logística própria de agendamento na vacinação da Covid-19 a partir dos dados do Saúde Digital. Por isso, é importante buscar os canais de comunicação da secretaria municipal de saúde da sua cidade e acompanhar como está o calendário de vacinação onde você mora. Confira no portal da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) os sites de cada prefeitura do Ceará.
Como fazer o cadastro no Saúde Digital?
No Ceará, é preciso realizar o cadastro na plataforma Saúde Digital para a vacinação contra a Covid-19. O POVO explica como fazer o cadastro na plataforma.
1) Para se cadastrar, é preciso acessar o site Saúde Digital (vacinacaocovid.saude.ce.gov.br/) e clicar em "Ainda não tenho cadastro";
2) Serão solicitadas informações básicas, como país de origem, CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe, telefone para contato, sexo, raça/cor e informações profissionais. O fornecimento do Cartão Nacional de Saúde (CNS) é opcional;
3) A próxima fase pede dados de saúde para identificar se a pessoa faz parte de grupos prioritários. Também é questionado se você teve Covid-19 recentemente;
4) A última etapa do processo pede o endereço de residência da pessoa, que servirá de base para o agendamento no município de aplicação da vacina;
5) Após o preenchimento de todos os dados, será aberta uma página para a confirmação de todos os dados. Nela, a pessoa deve criar uma senha de acesso e informar um e-mail;
6) A Secretaria da Saúde enviará um link de confirmação do cadastro para o e-mail fornecido.
LEIA MAIS | Passo a passo: como se cadastrar para a vacinação contra a Covid-19 no Ceará
O que fazer se o e-mail de confirmação do cadastro não chegar?
Primeiro, confira todas as caixas do seu e-mail, como "spam" e "lixeira". Caso não encontre a mensagem, a Sesa disponibiliza o telefone gratuito 0800 275 1475 para questionamentos sobre o Cadastro Estadual de Vacinação. No site da Sesa e do Governo do Ceará, está disponível também o assistente virtual "Plantão Coronavírus".
Caso a dúvida seja relacionada à imunização em Fortaleza, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disponibiliza o número 156.