Colômbia detecta primeiros três casos de variante Ômicron
Detectada pela primeira vez em novembro na África do Sul, a nova cepa está presente em pelo menos 80 países
10:48 | Dez. 21, 2021
A Colômbia anunciou nessa segunda-feira, 20, os três primeiros casos da variante Ômicron do coronavírus em dois viajantes dos Estados Unidos e um da Espanha, informou o Ministério da Saúde.
"Dois foram identificados em Cartagena e um em Santa Marta (norte); sendo dois colombianos e um cidadão norte-americano", afirmou a autoridade sanitária em nota, sem dar detalhes sobre o estado de saúde ou nível de vacinação dos viajantes.
Leia mais
-
Vacinação em Fortaleza: veja lista de agendados para esta terça-feira, 21 (21/12)
-
Biden estimula testes e vacinas contra variante Ômicron e descarta restrições
-
Brasil tem 70 mortes e 2 mil novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas
-
Ceará soma 24.759 mortes e 953.971 casos de Covid-19 até esta sexta
O responsável pela pasta, Fernando Ruiz, garantiu que ainda não foi identificada "nenhuma circulação comunitária" de ômicron no país.
Detectada pela primeira vez em novembro na África do Sul, a nova cepa está presente em pelo menos 80 países e é considerada mais contagiosa que suas antecessoras.
A ômicron tornou-se dominante nos Estados Unidos e pode se tornar a principal variante da União Europeia em janeiro, segundo autoridades.
Com 50 milhões de habitantes, a Colômbia detectou mais de 5 milhões de infecções e cerca de 129.400 pessoas morreram de covid-19 desde o início da emergência sanitária em março de 2020.
Depois de passar pela fase mais crítica da pandemia entre abril e julho, com registros diários de casos e óbitos, a circulação do vírus foi interrompida graças à campanha de vacinação que já protege mais da metade da população com esquemas completos.