Governo brasileiro fecha fronteiras para voos e visitantes de 6 países africanos

Decisão entrará em vigor a partir desta segunda-feira, 28. Atualmente não existem casos da nova variante no Brasil; ao menos 41 países já implementaram restrições a voos

21:00 | Nov. 26, 2021

Por: Lara Vieira
Mutação do Sars-Covi-2, denominada de Ômicron. (foto: National Institute of Allergy and Infectious Diseases /NIAID/Direitos reservados)

O governo brasileiro decidiu nesta sexta-feira, 26, fechar as fronteiras para voos e visitantes oriundos de seis países do continente: África do Sul, Botsuana, Essuatíni, Lesoto, Namíbia e Zimbábue. A portaria será publicada neste sábado, 27, e deverá vigorar a partir de segunda-feira, 28.

 

O Brasil fechará as fronteiras aéreas para seis países da África em virtude da nova variante do coronavírus. Vamos resguardar os brasileiros nessa nova fase da pandemia naquele país. Portaria será publicada amanhã e deverá vigorar a partir de segunda-feira.

— Ciro Nogueira (@ciro_nogueira) November 26, 2021

A medida, anunciada pelo Ministro-Chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, tem como objetivo evitar a chegada da nova variante. A decisão foi tomada em conjunto e será assinada pela Casa Civil, pelo Ministério da Infraestrutura, pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Justiça.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) batizou a nova variante identificada no continente africano como Omicron e classificou a cepa como uma Variante de Preocupação. Ainda nesta sexta-feira, o Ministério da Saúde informou que não foi identificado nenhum caso da variante, também chamada de B1.1.529, no Brasil.

 

Ao menos 41 países implementam restrições a voos 

Países com restrições ao sul da África
Baniram voos
Brasil
Estados Unidos
Reino Unido
Itália
Holanda
República Tcheca
França
Israel
Filipinas
Marrocos
Bahrein
Arábia Saudita
Chipre
Suíça
Turquia
Canadá
Irã
Egito
Bahrein
Grécia
Singapura
Áustria
Malta
Omã
Tailândia
Qatar
Hungria
Coreia do Sul
Ilhas Maurício
Espanha
Kuwait
Indonésia
Ruanda
Japão
Nova Zelândia
Maldivas
Austrália
Polônia


Aumentaram medidas de controle
Índia
Taiwan
Malásia
Ucrânia


Países com casos confirmados da nova variante da Covid-19
Botsuana
África do Sul
Hong Kong
Israel
Bélgica
Reino Unido
Alemanha
Itália
Holanda
Austrália
Dinamarca
Canadá
Portugal
Escócia

Última atualização em 30/11/2021, às 11h13