Passaporte de vacinação: como emitir documento para entrar em eventos no Ceará
Documento é emitido de forma gratuita no aplicativo "Ceará App". Confira passo a passo
16:07 | Nov. 12, 2021
O Ceará começará a exigir da população o passaporte de vacinação Covid-19 para a entrada em restaurantes, bares e eventos no Estado a partir da próxima segunda-feira, 15. A medida foi anunciada pelo governador Camilo Santana (PT), nesta sexta-feira, 12, durante live do novo decreto estadual de combate à pandemia no Ceará.
ENQUETE O POVO: Você concorda com a adoção do passaporte da vacina no Ceará? Participe!
O documento irá comprovar a vacinação da pessoa com a primeira dose (D1) ou com o esquema vacinal completo (duas doses de AstraZeneca, CoronaVac, Pfizer ou dose única da Janssen). A dose de reforço (D3) também poderá constar no documento.
O “passaporte de vacinação” é emitido de forma gratuita no site ConecteSUS e no aplicativo Ceará App, do Governo do Estado, disponível para Android e iOS.
Vale lembrar que o que o Governo do Estado chama de passaporte de vacinação é o mesmo cartão nacional de vacinação emitido pelo Ministério da Saúde. É um documento único no Brasil. Porém, uma das vias para emitir agora o certificado é por meio do Ceará App.
Leia mais
Passaporte de vacinação: como emitir o documento no Ceará App
1 - Acesse a loja de aplicativos do seu celular (smartphone) e baixe o aplicativo gratuito “Ceará App”;
2 - No aplicativo, haverá diversos serviços disponibilizados pelo Estado. A primeira opção será o "Passaporte da Vacinação". Clique nesta opção;
3 - Em seguida, em uma nova aba constará a opção “Emitir passaporte de vacinação”, clique nela;
4 - O próximo passo exigirá que você crie um cadastro, clique em “Entrar com Gov.br”;
5 - Em seguida, a página irá solicitar o número do CPF e logo após uma senha;
6 - O aplicativo também irá solicitar que você digite um código que será enviado ao seu celular por SMS e, em seguida, você deverá aceitar os termos de serviço do aplicativo;
7 - Após logar na página do Governo Federal, haverá a opção “Vacinas”; clique nesta opção;
8 - Nesta página, constará quantas doses de vacina a pessoa já recebeu (primeira dose, segunda dose e/ou dose de reforço);
9 - Para a emissão do “passaporte”, ou seja, para comprovar a vacinação atual, basta clicar em uma da aba de doses recebidas;
10 - Uma nova página irá abrir. Nela, constará informações sobre as doses e ao final há a opção “Certificado de Vacinação Covid-19”. Clique nesta opção;
11 - Após clicar, um documento de certificação de vacinação será emitido: este será o seu passaporte de vacinação, o qual você poderá apresentar em restaurantes, bares e eventos no Ceará.
Passaporte de vacinação: como emitir no site ConecteSUS
1 – Acesse o site do ConecteSUS e selecione a opção "Cidadão"; em seguida, você verá a página inicial de serviços;
2 – Em seguida, faça login com sua conta no "gov.br" através de CPF e senha;
3 – Feito o login, diversas funcionalidades serão liberadas; no canto inferior direito da tela, há o botão "Meus cartões", no qual existe a opção "Certificado de Vacina Covid-19";
4 – Após clicar na opção do certificado, o documento irá aparecer na tela; para fazer o download, basta clicar no ícone de PDF no canto superior direito.
Atualizada às 12h31min de 13/11/2021
Conteúdo sempre disponível e acessos ilimitados. Assine O POVO+ clicando aqui