Saiba como tirar o passaporte de vacinação, exigido em diversas cidades
Diversas cidades estão avançando na flexibilização e, para isso, solicitando a comprovação do esquema vacinal completoA exigência do Certificado Nacional de Vacinação de Covid-19 já é uma realidade em diversas cidades do Brasil. O documento é disponibilizado pelo Ministério da Saúde e comprova a aplicação de doses de imunizantes conta a Covid-19. Algumas cidades têm solicitado aos seus cidadãos e turistas a comprovação para o acesso a bares, restaurantes, eventos e demais locais.
No Ceará, a medida deve ser adotada em breve, conforme informação da secretaria de Vigilância e Regulação da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). As regras de implementação ainda estão sendo definidas para lançamento à população, mas outras cidades já utilizam o documento emitido pelo Ministério da Saúde.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O POVO responde algumas perguntas sobre o documento e ensina como emitir o comprovante
Quais cidades já adotam?
O chamado passaporte da vacina já é realidade em pelo menos 249 cidades, de acordo com o levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Quatro capitais já adotam a medida efetivamente: Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.
A prefeitura de São Paulo decretou que shows, feiras, congressos e jogos só podem ser acessados por vacinados. A comprovação da vacinação poderá ser feita pelo registro físico, mediante apresentação da carteirinha de vacinação contra Covid-19, ou de forma digital pelas plataformas oficiais onde haja o comprovante de vacinação, como nos aplicativos Conecte SUS, do governo federal, o Poupatempo Digital, do governo do estado, ou o e-saudeSP, do governo municipal.
LEIA MAIS| São Paulo exigirá comprovante de vacina em eventos públicos
No fim de agosto, a cidade do Rio de Janeiro começou a exigência do comprovante de imunização. Piscinas, pontos turísticos da capital carioca, museus, academias, cinemas, teatros, dentre outros estão listados para entrada apenas com o comprovante.
São aceitos: carteira de vacinação digital do Conecte SUS; caderneta de vacinação ou papel timbrado da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Rio.
LEIA MAIS| Covid-19: Rio passa a exigir comprovante de vacina em locais fechados
Salvador lançou seu próprio aplicativo em meados de setembro, onde é disponibilizado uma carteira de vacinação digital. O documento é gratuito e pode ser gerado por site, aplicativo no celular, tanto para sistema android, quanto para iOS.
O que é o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 ?
O Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 é um documento que comprova a vacinação do cidadão contra a Covid-19. O documento é disponibilizado pelo Ministério da Saúde, por meio do Conecte SUS Cidadão, onde há a possibilidade de o cidadão visualizar, salvar e imprimir o seu certificado.
Após a conclusão do ciclo vacinal, o registro da vacina é feito no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações/SI-PNI, Sistema e-SUS Atenção Primária à Saúde ou outros sistemas próprios, definidos pelos estados e municípios.
Com esses dados enviados e processados para a RNDS/Ministério da Saúde, eles são apresentados de forma automática no Conecte SUS. A partir desse momento, o cidadão poderá emitir o certificado no serviço "vacina", do aplicativo, ou na versão web do Conecte SUS Cidadão.
Como retirar o documento?
1. Vacine-se
Ao tomar a dose integral da vacina (duas doses ou dose única) em um Centro de Imunização ou em uma Unidade Básica de Saúde, será realizado o registro, pelo profissional responsável, em sistema de informação ou em papel.
A equipe do estabelecimento de saúde ou secretarias estaduais ou municipais de saúde enviam o registros à Rede Nacional de Dados em Saúde do Ministério da Saúde. O tempo estimado para aparecer no sistema é de até 10 dias.
2. Emita o certificado (versão computador/desktop)
- Acesso o site do ConecteSUS
- Clique no ambiente do "cidadão"
- Faça o login com sua conta gov.com.br
- Caso não tenha uma conta, realize o cadastro seguindo as instruções do site
-
- Clique no ícone "vacinas", no início da barra de acesso
- Na parte inferior da página, acesse "Carteira de Vacinação Digital"
-
OU
- Clique no ícone "vacinas", no início da barra de acesso
- Acesse a barra de informações que contam a marca e a data da aplicação da dose(s)
- Na parte inferior da página, clique em "Certificado de Vacinação"
- O documento tem as informações do cidadão e um QR Code disponível em português, inglês e espanhol
-
2. Emita o certificado (versão celular)
- Baixe o aplicativo no celular, disponível para Android e IOS
-
- Realize o login com a conta gov.com.br
- Caso não tenha uma conta, realize o cadastro seguindo as instruções do site
- Clique no ícone "vacinas", no início da barra de acesso
-
- Na parte inferior da página, acesse "Carteira de Vacinação Digital"
OU
- Clique no ícone "vacinas", no início da barra de acesso
- Acesse a barra de informações que contam a marca e a data da aplicação da dose(s)
- Na parte inferior da página, clique em "Certificado de Vacinação"
- O documento tem as informações do cidadão e um QR Code disponível em português, inglês e espanhol
-
Por quanto tempo é válido?
Válido por 1 ano (12 meses)
É válido para viagens internacionais?
O Ministério da Saúde explica que, apesar de não existir uma normativa internacional publicada, alguns países estão aceitando o Certificado Nacional de Vacinação contra a COVID-19 como comprovante de vacinação.
Quais outros serviços o ConecteSUS disponibiliza?
O Conecte SUS Cidadão possibilita visualizar o histórico clínico, que atualmente apresenta as vacinas aplicadas, exames laboratoriais para Covid-19 realizados, internações, medicamentos dispensados, além do acesso à Carteira de Vacinação Digital e ao Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 entre outros serviços oferecidos pelo SUS.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente