92% dos municípios não tiveram óbitos por Covid-19 nas duas últimas semanas

169 municípios cearenses não tiveram novas mortes pela doença em setembro, segundo o IntegraSUS, plataforma de transparência da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa)

23:32 | Set. 14, 2021

Por: Ana Rute Ramires
Hospital Leonardo da Vinci foi adquirido pelo Governo do Ceará e se tornou referência em atendimentos pela Covid-19 na rede pública (foto: JÚLIO CAESAR)

Acompanhando a redução de casos, 169 municípios do Estado não tiveram registro de novas mortes por Covid-19 nas duas últimas semanas. Quantidade equivale a 92% dos 184 municípios cearenses. Os dados são do IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), atualizado às 19h04min desta terça-feira, 14.

Diminuição nos diagnósticos no Estado é observada em momento de maior controle no aspecto epidemiológico e assistencial desde o início da pandemia. 

Fortaleza teve 14 óbitos no período e Juazeiro do Norte, quatro. Abaiara, Aquiraz, Cariré, Caririaçu, Crato, Eusébio, Mombaça, Ocara, Paramoti, Tarrafas e Várzea Alegre tiveram um caso confirmado, cada. Não constam informações sobre os registros de dois municípios no sistema.

Sayonara Cidade, presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems/CE), atribui a diminuição dos novos casos ao avanço da imunização contra o vírus no Estado. "Acredito que isso se dá pelo trabalho que tem sido feito para a vacinação, pelo trabalho epidemiológico do Estado em trabalhar à luz da ciência. É isso que a gente escuta. Todos estão em redução, há remissão de maneira geral", pontua.

Desde o início do mês de setembro, 90 municípios cearenses não registram novos casos de Covid-19. Segundo a plataforma de transparência estadual, 30 municípios tiveram apenas um diagnóstico durante os dias 1º e 14 deste mês, cada. Outros 11 somaram dois casos no período, e 14 tiveram três confirmações. 

Desde o início da pandemia, Ceará já registrou 935.273 casos confirmados da Covid-19. Desse total, 24.144 pessoas morreram vítimas da infecção. O Estado tem 658.887 pessoas já recuperadas da doença e 25.386 pessoas com suspeita de infecção.