Ceará recebe novos lotes com mais de 275 mil doses de vacinas contra a Covid-19

As novas remessas serão utilizadas para aplicação de primeira e segunda doses (D1 e D2) na campanha de vacinação contra a doença no Estado

15:22 | Set. 08, 2021

Por: Mirla Nobre
O Estado conseguiu firmar um acordo com o Instituto para a compra direta de doses da Coronavac (foto: Thiago Stille/Governo do Ceará)

Dois novos lotes de vacinas contra a Covid-19 chegaram ao Ceará nesta quarta-feira, 8, contendo mais de 275 mil doses de imunizantes. Foram 171 mil doses da vacina CoronaVac/Instituto Butantan e 104.130 doses da Pfizer/BioNTech. As novas remessas serão utilizadas para aplicação de primeira e segunda doses (D1 e D2) na campanha de vacinação contra a doença no Estado.

A chegada dos imunizantes foi divulgada pelo governador do Ceará, Camilo Santana (PT), em publicação nas redes sociais na manhã desta quarta, 8. Essas últimas duas remessas são equivalentes ao 83º e ao 84º lotes de imunizantes que chegaram ao Estado.

Ao todo, mais de nove milhões de vacinas já foram entregues ao Ceará pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), coordenado pelo Ministério da Saúde, e distribuídas aos 184 municípios cearenses durante sete meses da campanha de imunização contra a doença no Estado, iniciada em 18 de janeiro.

LEIA MAIS | Idosos do Lar Torres de Melo recebem terceira dose da vacina contra Covid-19

 + Vacinação em Fortaleza: veja lista de agendados para esta quinta (09/09)

Na campanha de vacinação, a população cearense vem sendo contemplada com doses das vacinas CoronaVac/Instituto Butantan, AstraZeneca/Oxford, Pfizer/BioNTech e Janssen/Johnson&Johnson — esta última utiliza apenas uma dose de aplicação para imunização contra o vírus.

Veja a chegada das vacinas:

 

Campanha de vacinação

Na campanha de vacinação contra a Covid-19 no Estado, todos os municípios cearenses já começaram a vacinar a população em geral. A nova etapa da campanha acontece de forma escalonada por ordem decrescente de idade, a partir dos 59 anos. Para receber a vacina, as pessoas devem estar devidamente cadastradas na plataforma Saúde Digital, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). O Estado já possui mais de 28% da população vacinada contra a Covid-19, somando 2,6 milhões de pessoas imunizadas.

No fim de agosto, a vacinação avançou no Estado, contemplando adolescentes de 12 a 17 anos. Atualmente, 85 municípios cearenses já iniciaram a vacinação dos mais jovens. Em Fortaleza, adolescentes de 12 anos começaram a ser imunizados nessa terça-feira, 7, com a primeira dose da vacina contra a doença. A vacinação na Capital teve início no dia 26 de agosto. Fortaleza soma até esta quarta-feira, 8, 925.039 fortalezenses que completaram o esquema vacinal contra a doença.