Crato lidera ritmo da vacinação contra Covid-19 entre as cidades do triângulo Crajubar

Com mais de 74% da população parcialmente imunizada, a cidade apresenta média de vacinação superior à do Ceará e do Brasil

Crato é o município do triângulo Crajubar com o processo de vacinação contra a Covid-19 mais avançado, imunizando, atualmente, jovens acima dos 20 anos. De acordo com dados da Secretaria de Saúde Municipal da cidade, cerca de 74% da população adulta já recebeu a primeira dose da vacina, enquanto 32% foram completamente imunizados com as duas doses ou com a vacina de dose única, Janssen. Por meio desses dados, o município apresenta cobertura vacinal superior às médias estadual e nacional. As informações são da Rádio CBN Cariri.

No Ceará, a média da população vacinada com a primeira dose é de cerca de 53%, enquanto no Brasil, os parcialmente imunizados representam 60,5%. A secretária de saúde do Crato, Marina Feitosa, destaca que o município encontra-se em terceiro lugar na lista das nove cidades cearenses com mais de 100 mil habitantes que já conseguiu vacinar mais da metade da população com uma dose.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

“Dos municípios com mais de 100 mil habitantes, Crato está em terceiro lugar. E isso é um resultado que nos traz muita satisfação, considerando todo o sofrimento de tantas famílias e pessoas em relação ao enfrentamento desta pandemia. Então, isso é um avanço importante na vacinação. Nós estamos esperando novas remessas de doses para que, enfim, nós possamos chegar às pessoas a partir de 18 anos. Os profissionais da Secretaria da saúde não têm parado, são verdadeiros mutirões de vacinas para que a gente possa fazer isso de forma rápida célere”, explicou a secretária em entrevista ao jornalista Guilherme Carvalho, da CBN Cariri.

Vacinando pessoas acima de 23 anos, Juazeiro do Norte já imunizou com a primeira dose 50% da população, de acordo com dados da Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte. No entanto, a faixa etária ainda não avançou, segundo a pasta, por falta de vacinas correspondentes ao grupo de 18 a 29 anos.

“Não existe lentidão, existe indisponibilidade de dose por população. É lógico que a população do Crato é menor e é mais fácil chegar ao chamamento. Dessa faixa etária de pessoas acima de 18 anos, nós recebemos 12 mil doses. Só que o que acontece é que não tem como você acelerar a vacinação se não chegar o total de vacinas. Tendo vacina, a gente avança”, diz a coordenadora da imunização de Juazeiro do Norte, Aline Alencar.

Assim como Juazeiro, Barbalha já vacinou com a primeira dose contra a Covid-19 cerca de 50% da população. O número de habitantes completamente imunizados corresponde a aproximadamente 22%.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Crato Vacinação contra Covid-19 coronavírus no Ceará Triângulo Crajubar

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar