Vacinação de adolescentes: jovens de 17 anos começam a ser imunizados no sábado, 28

Em Fortaleza, mais de 148 mil cadastros do público entre 17 e 12 anos já foram realizados para receber a vacina na plataforma Saúde Digital

17:52 | Ago. 25, 2021

Por: Mirla Nobre
Na campanha de imunização contra o novo coronavírus no Brasil nessa faixa etária, apenas a vacina da Pfizer/BioNTech é autorizada pela Anvisa (foto: Fernanda Barros)

A vacinação dos adolescentes de 17 a 12 anos contra a Covid-19 em Fortaleza começa nesta quinta-feira, 26, com jovens restritos ao leito sendo os primeiros a receber o imunizante. No sábado, 28, a campanha será iniciada para o público em geral, em ordem decrescente de idade, com início da aplicação da vacina ao público de 17 anos. As informações foram divulgadas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Fortaleza nesta quarta-feira, 25.

As listas com os nomes das convocações para aplicação da primeira dose da vacina serão divulgadas nas próximas horas, conforme informou o coordenador da Rede de Atenção Primária e Psicossocial da SMS, Erlemus Soares, em live nas redes sociais na manhã de hoje. “Fiquem atentos às listas que estaremos publicando nas próximas horas com o agendamento do sábado. Teremos mais de 60 postos funcionando. Se você não se cadastrou, se cadastre”, ressaltou o coordenador.

As listas serão divulgadas no site Coronavírus Fortaleza, no site Vacine Já ou app Mais Saúde Fortaleza. Para a campanha de vacinação contra o coronavírus no Ceará, é obrigatório fazer o cadastro na plataforma Saúde Digital, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

LEIA MAIS | Vacinação contra Covid-19: veja como conferir cadastro no Saúde Digital

Em Fortaleza, mais de 148 mil cadastros do público entre 17 e 12 anos já foram realizados para receber a vacina. Os dados são da última atualização da plataforma IntegraSuS, da Sesa, às 14h28min de hoje. Em comparação aos dados desta manhã, houve um aumento de 20 mil cadastrados realizados na plataforma. Na manhã de hoje, foram contabilizados 129.416 registros.

Na campanha de imunização contra o novo coronavírus no Brasil, apenas a vacina da Pfizer/BioNTech é autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aplicação nessa faixa etária. Pelo menos nove capitais brasileiras já começaram a vacinação de adolescentes. São elas: São Paulo (SP), Campo Grande (MS), Boa Vista (RR), Macapá (AP), Rio Branco (AC), Manaus (AM), Brasília (DF), São Luís (MA) e Porto Alegre (RS).

LEIA TAMBÉM | Repescagem da vacina contra a Covid-19: tira-dúvidas

Em paralelo com a vacinação dos mais jovens, a Prefeitura de Fortaleza informou que segue vacinando a população geral por idade com primeira e segunda doses. Neste momento, além da aplicação da segunda dose, estão sendo realizados reagendamentos de primeira dose da população de 18 a 39 anos, que não puderam comparecer na convocação anterior.