Ceará ultrapassa marca de 7 milhões de doses de vacinas aplicadas contra Covid-19
Em sete meses da campanha de vacinação, mais de 2 milhões de pessoas completaram a imunização contra a doença (duas doses de AstraZeneca, CoronaVac, Pfizer ou dose única da Janssen)O Ceará ultrapassou a marca de 7 milhões de doses de vacinas aplicadas contra a Covid-19. Foram 7.061.530 doses aplicadas em sete meses da campanha de vacinação contra a doença no Estado, que teve início em 18 de janeiro. As informações são da plataforma Vacinômetro, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), consolidadas às 17 horas desse domingo, 22, e divulgadas pela pasta nesta segunda.
Na aplicação da primeira dose (D1), o Ceará soma 4,8 milhões de pessoas que receberam o imunizante. No balanço de pessoas que completaram a imunização contra a doença, o Estado possui 2,1 milhões de pessoas imunizadas (duas doses de AstraZeneca, CoronaVac, Pfizer ou dose única da Janssen). A quantidade equivale a 23,69%* da população, de um total de 9,1 milhões de pessoas que residem no Estado. As estimativas da quantidade populacional são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2020.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A marca atingida no Estado foi destacada pelo o governador Camilo Santana (PT) nas redes sociais nesta segunda, 23. "Agradeço aos profissionais de saúde pelo empenho nessa luta p/ imunizar os cearenses. Seguimos trabalhando firmes, em parceria com os municípios, p/ que nossa população seja vacinada o mais rápido possível", escreveu Camilo.
Chegamos a 7.061.530 doses de vacinas contra a Covid aplicadas no estado. Agradeço aos profissionais de saúde pelo empenho nessa luta p/ imunizar os cearenses. Seguimos trabalhando firmes, em parceria com os municípios, p/ que nossa população seja vacinada o mais rápido possível. pic.twitter.com/M4hNrYSDqf
— Camilo Santana (@CamiloSantanaCE) August 23, 2021
No levantamento dos imunizantes que chegaram ao Ceará, por meio do Plano Nacional de Imunização (PNI), coordenado pelo Ministério da Saúde, mais de nove milhões de vacinas foram entregues ao Estado e distribuídas aos 184 municípios. A população vem sendo contemplada com doses das vacinas CoronaVac/Instituto Butantan, AstraZeneca/Oxford, Pfizer/BioNTech e Janssen/Johnson&Johnson — esta última utiliza apenas uma dose de aplicação para imunização contra o vírus.
Entre ontem e hoje, o Ceará recebeu um total de 346.930 doses de vacinas contra a Covid-19, sendo mais de 97 mil da CoronaVac, 97.110 da Pfizer e 152.420 da AstraZeneca. Os imunizantes serão utilizados para a aplicação da primeira e segunda doses das vacinas contra a doença, na campanha de vacinação contra o novo coronavírus.
Confira os números da vacinação no Ceará
Total de doses aplicadas: 7.061.530
Total de D1 aplicadas: 4.884.532
Total de D2 aplicadas: 2.022.158
Total de doses únicas aplicadas: 154.840
Campanha de vacinação
Na campanha de vacinação contra a Covid-19 no Estado, todos os municípios cearenses já começaram a vacinar a população em geral. A nova etapa da campanha acontece de forma escalonada por ordem decrescente de idade, a partir dos 59 anos. Para receber a vacina, as pessoas devem estar devidamente cadastradas na plataforma Saúde Digital, da Sesa.
LEIA MAIS | Covid-19: Ceará começa a vacinar público de 12 a 17 anos até o fim da semana
+ Passo a passo: como se cadastrar para a vacinação contra a Covid-19 no Ceará
Além do público em geral, as pessoas incluídas nos grupos prioritários das fases 1, 2, 3 e 4, do PNI, estão recebendo os imunizantes contra o coronavírus em paralelo. Dentre as categorias, estão: trabalhadores da saúde, idosos, indígenas, quilombolas, pessoas com comorbidades, grávidas, puérperas, pessoas portadoras de deficiência, moradores de rua, trabalhadores da educação, profissionais do transporte coletivo rodoviário, metroviário, aéreo, aquaviário, portuários entre outros.