Variante Delta: três casos são de funcionários do Aeroporto de Fortaleza
Os outros 20 casos identificados no Centro de Testagem do Aeroporto Pinto Martins são de passageiros que chegaram ao Estado
18:24 | Ago. 20, 2021
Com aumento progressivo, Ceará soma 62 confirmações de casos da variante Delta. Desse total, 20 são de passageiros que desembarcaram no Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins e três são de funcionários do local. As informações são da Secretaria da Saúde (Sesa). Todos foram orientados, ainda no Centro de Testagem, quando os testes de antígeno deram positivo, a cumprir autoquarentena de 14 dias.
Leia mais
-
Faltosos representam 11% da população adulta para vacina; repescagem é iniciada nesta sexta, 20
-
Camilo anuncia novo decreto estadual nesta sexta, 20; assista em tempo real
-
Vacinação em Fortaleza: veja lista de agendados para D2 neste domingo (22/08)
-
Reagendados de 37, 38 e 39 anos podem se vacinar neste sábado em Fortaleza; confira lista
Na última quarta-feira, 18, pasta também confirmou o primeiro caso da variante Alta, originalmente identificada no Reino Unido.
Os outros 39 casos são de pacientes que testaram positivo para Covid-19 em unidades da Sesa, além de amostras que foram enviadas por unidades de saúde ou municípios, e são encaminhadas para sequenciamento genômico, que possibilita identificar se é caso de variante.
Dos 39 casos que não foram identificados no aeroporto, 13 não têm histórico de viagem, ou seja, confirmam a transmissão comunitária da variante Delta Ceará. Outros seis casos ainda estão em investigação. Os demais relataram ter feito viagens recentes para o Distrito Federal, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul ou São Paulo.
LEIA MAIS | Variante Delta: atenção a sintomas leves
+ Delta? Alfa? Entenda os efeitos das novas variantes da Covid-19 no Ceará
Os 20 casos identificados no Centro de Testagem do aeroporto são de viajantes oriundos do Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Recife e, fora do País, do México.
Do total de pacientes identificados com a variante Delta no Ceará, 33 são mulheres e 29, homens. Conforme a Sesa, maioria concentra-se na faixa etária de 20 a 39 anos. Seis não moram no Ceará. Os 56 que residem no Estado são dos seguintes municípios:
- Aquiraz
- Caucaia
- Choró
- Crateús
- Eusébio
- Fortaleza
- Hidrolândia
- Icó
- Ipaporanga
- Ipueiras
- Irauçuba
- Itapipoca
- Jaguaretama
- Maracanaú
- Monsenhor Tabosa
- Nova Russas
- Paraipaba
- Poranga
- Quixeramobim
- São Gonçalo do Amarante
- Sobral
- Tauá