Ceará tem 38% das UTIs adulto ocupadas por pacientes com Covid-19

O dado foi divulgado na plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), com base em informações colhidas até às 19h06min desta quinta-feira, 19

20:04 | Ago. 19, 2021

Por: Redação O POVO
Fachada do hospital Leonardo da Vinci, em Fortaleza (foto: BARBARA MOIRA)

O Ceará registra ocupação de 38.23% das suas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) que são destinadas ao tratamento de adultos com Covid-19. O dado foi divulgado na plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), com base em informações colhidas até às 19h06min desta quinta-feira, 19.

São analisados no monitoramento tanto unidades médicas públicas como particulares do Estado. A média geral de ocupação nas UTIs está em 38,67%, sendo o maior índice registrado na ala infantil, que apresenta percentual de 48.39%. Neonatal e gestante registram 25%33.33%, respectivamente.

LEIA MAIS | Assembleia aprova projeto que pune servidor que se recusar a receber vacina

Novo secretário da Saúde diz que primeiro compromisso é vacinar todos os cidadãos cearenses

Já a média geral de ocupação das enfermarias é de 17,47%. O equipamento, que atende casos menos graves da doença, também registra maior ocupação na ala destinada ao atendimento de crianças, onde o índice está em 38.42%. Em seguida aparece a ala gestante com 14.29% e a adulto com 11.63%.

O Hospital Leonardo da Vinci (HELV), referência no tratamento da Covid-19 no Estado, tem atualmente 24 leitos de UTI adulto ativos. Desses, 18 estão ocupados. Já em relação aos números da enfermaria adulto, 26 leitos estão em funcionamento, estando 11 deles ocupados.

Dados disponíveis no IntegraSUS, colhidos até às 20h20min desta quinta, 19, mostram que nove pessoas estão a espera de leitos de tratamento específico para tratamento da doença no Estado. Desses pacientes, oito aguardam para serem levados a um leito de enfermaria e um espera pela transferência a uma UTI.