Covid: Ceará confirma primeiro caso da variante Alfa, do Reino Unido; casos de Delta chegam a 43
Paciente é um turista de Minas Gerais, 64 anos. De acordo com a Sesa, ele está em isolamento desde o diagnóstico positivo para Covid-19
17:39 | Ago. 18, 2021
Atualizada às 18 horas
O Ceará tem o primeiro caso confirmado da variante Alfa de Covid-19, oriunda do Reino Unido. De acordo com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), o paciente é um turista de 64 anos, de Minas Gerais. Ele está em isolamento desde o diagnóstico e é monitorado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs). Casos confirmados da variante Delta já chegam a 43 no Estado.
Com sintomas leves, o paciente fará nova coleta para medir a carga viral e o potencial de transmissão, além do estudo de anticorpos. Teste para coronavírus foi realizado no Centro de Testagem de Covid-19 para Viajantes, no Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins.
Análise genômica é da Rede Genômica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Ceará, em cooperação com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) e o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).
Leia mais
Nesta quarta-feira, 18, a Sesa informou também que o número de casos de Covid-19 pela variante Delta no Estado chegou a 43. Até a quarta-feira da semana passada, dia 11, eram 16 casos: 15 importados e um por transmissão comunitária, detectado na cidade de Icó, distante 361,3 km de Fortaleza. Agora, o Ceará soma três pacientes infectados por transmissão comunitária. Outros 12 estão sendo rastreados pelo Cievs.
Os casos casos da variante Delta foram identificados em 24 mulheres e 19 homens, residentes de 20 municípios do Ceará, além de Nova Friburgo (RJ) e São Paulo.
Cidades do Ceará onde foram identificados casos de Covid-19 pela variante Delta:
1. Fortaleza
2. Sobral
3. Eusébio
4. Monsenhor Tabosa
5. Caucaia
6. Choró
7. Hidrolândia
8. Icó
9. Ipaporanga
10. Ipueiras
11. Irauçuba
12. Itapipoca
13. Jaguaretama
14. Nova Russas
15. Paraipaba
16. Poranga
17. Quixeramobim
18. Redenção
19. São Gonçalo do Amarante
20. Tauá