Indícios de irregularidade na aplicação de vacinas em Paracuru foram esclarecidos, diz CGU
Na época que a investigação foi divulgada, em março deste ano, o prefeito da cidade, Wembley Beim (PDT), considerou que as informações eram um "grande equívoco" do órgão federalA Controladoria Geral da União (CGU) considerou que “significativa parcela” dos indícios de fragilidade na aplicação das vacinas contra a Covid-19 no município de Paracuru, no Litoral Oeste do Ceará, foram esclarecidos pela administração local. A cidade foi a segunda com mais registros (230) em investigação do órgão federal de pessoas suspeitas de terem se vacinado indevidamente no Estado.
O principal problema entre as suspeitas, conforme analisou a CGU, foi em relação a desatualização do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). A recomendação do órgão é que o município trabalhe nas modificações necessárias no sistema em um prazo de 60 dias e informe à CGU. Outros documentos também devem ser enviados, a exemplo da portaria de cessão e/ou folha de ponto, para os casos de servidores cedidos para unidades vinculadas à Secretaria Municipal de Saúde.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Ao O POVO, o procurador-geral de Paracuru, Guerreiro Neto, disse que o município já vem cumprindo as recomendações feitas pela CGU e dará continuidade a esse trabalho. Ele enfatizou que, após o levantamento inicial do órgão, a administração concentrou esforços durante dois meses para investigar internamente as suspeitas e contestar a denúncia. “A campanha de vacinação vem acontecendo de forma muito transparente”, garante o procurador.
Na época da divulgação da investigação, no fim de março deste ano, o prefeito de Paracuru, Wembley Beim (PDT), considerou que o processo foi um “grande equívoco” do órgão. “Todo o trabalho de vacinação tem sido feito com muito zelo, seriedade e transparência. Existe um grande rigor e controle no trabalho de vacinação. Amanhã (24/03), adiantaremos todas as informações relativas à vacinação para o Ministério Público”, argumentou.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente