Em tendência de queda, ocupação das UTIs Covid-19 no Ceará chega a 41%

Média de ocupação dos leitos de terapia intensiva é inferior a 50% desde o dia 19 de julho, segundo o IntegraSus

Com o avanço da vacinação e queda nos indicadores de transmissão da Covid-19, a taxa de ocupação em UTIs para pacientes com o novo coronavírus segue em queda no Ceará. Conforme dados da plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), o índice atual é de 41%. Nas enfermarias, o percentual é ainda menor, chegando a 20%. A média geral está abaixo de 50% desde o dia 19 de julho, cenário bem diferente dos meses de março e abril deste ano, quando o Estado atingiu 100% de ocupação no pico da segunda onda de infecções. O monitoramento considera tanto os hospitais públicos como os particulares localizados na Capital e no Interior.  

Dentre as cinco macrorregiões de Saúde do Estado, o Sertão Central é a única onde o sinal de alerta permanece, com 75% das UTIs ocupadas. Nas demais, os índices são praticamente os mesmos: Norte (40%), Cariri (41%), Região Metropolitana de Fortaleza (40%) e Litoral Leste/Jaguaribe (40%).

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

LEIA MAIS | Passo a passo: como se cadastrar para a vacinação contra a Covid-19 no Ceará

+ Perdeu data da segunda dose da vacina contra Covid? Saiba onde ser imunizado

Nas UTIs pediátricas, a média de ocupação também apresenta tendência de queda. Nos últimos sete dias, o indicador foi de 47% para 41%. Já nos leitos disponíveis para gestantes, a lotação chega a 33%, também considerada baixa. Ainda segundo o IntegraSus, pela primeira vez desde o começo da pandemia, não há nenhum recém-nascido hospitalizado por causa da Covid-19 no Ceará. 

A queda na demanda por leitos é acompanhada por redução de casos e mortes em decorrência da infecção. Nos primeiros 10 dias de agosto, o média de novos casos positivos foi 84% menor em relação ao mesmo período do mês anterior. Durante o intervalo, o total de casos passou de 10.151 para 1.544. Houve queda também no número de óbitos, que passou de 39 para 1. 

A pandemia perde força ao mesmo tempo em que a vacinação avança em todos os municípios cearenses. Em Fortaleza, por exemplo, a percentual da população adulta que já tomou ao menos uma dose do imunizante contra a Covid-19 chega a 80%. Na média em todo o Estado, o índice é de 63%*. Segundo a ferramenta Vacinômetro, da Sesa, ao menos 4,3 milhões de cearenses já receberam a primeira aplicação ou vacina de dose única.  

O Secretário de Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto, estimou vacinar 100% da população com mais de 18 anos até o fim deste mês. Para a meta ser atingida, cerca de 2,5milhões de adultos ainda precisam ser vacinados ate o próximo dia 31. 

Fila por leitos

Apesar da queda nos indicadores de ocupação na rede hospitalar do Estado, de forma geral, ainda há pacientes na fila de espera por leitos. Até a última atualização do IntegraSUS, 19 pessoas estavam à espera por uma vaga no sistema de regulação da Sesa. Dessas, 3 aguardavam para serem transferidas a uma UTI e 16 para leito de enfermaria.

*Se o cálculo levar em consideração toda a população, e não apenas os maiores de 18 anos, o percentual de vacinados cai para 48%, já que, segundo o IBGE, o Estado conta com cerca de 8,8 milhões de habitantes. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

pandemia covid-19 coronavírus ceará internações uti ceará uti adulto ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar