Covid-19: "Acredito que vamos revacinar em 2022", avalia Cabeto

Secretário da Saúde do Estado, Dr. Cabeto diz que momento é de intensificar monitoramento de novos casos

23:26 | Ago. 02, 2021

Por: Ana Rute Ramires
Saída do agora ex-secretário da Saúde, dr. Cabeto, foi anunciada hoje por Camilo Santana. (foto: FABIO LIMA)

Em meio a discussões sobre a aplicação de terceira dose da vacina contra a Covid-19, o secretário da Saúde do Ceará, Carlos Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto, acredita que deve haver revacinação em 2022. "A gente está fazendo alguns estudos, o próprio Butantan está fazendo, sobre a necessidade de fazer uma revacinação. Os estudos ainda não estão prontos, mas me parece prudente. A gente não tem ainda a ideia de quanto tempo dura a imunidade. Então, acredito sim que vamos revacinar no ano que vem", afirmou.

O secretário comentou sobre o cenário epidemiológico em entrevista no programa Domingo Debate, na rádio Assunção, nesse domingo, 1º. Na ocasião, ele avaliou que o "pior já passou", no que se refere à curva da pandemia no Ceará. Foco atualmente deve ser intensificar monitoramento para detectar precocemente casos da variante Delta. 

Os laboratórios Pfizer e BioNTech devem pedir autorização para uma terceira dose de sua vacina contra a infecção. No Brasil, o Ministério da Saúde vai iniciar estudo para avaliar a necessidade de uma terceira dose de vacinas para Covid-19 para quem tomou Coronavac. A pesquisa será realizada em parceria com a Universidade de Oxford.

O Organização Mundial da Saúde (OMS) é contra a aplicação de terceira dose atualmente, quando grande parte do mundo aguarda sua primeira vacina. O diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus, criticou a "ganância" de quem já pensa em uma terceira dose da vacina, cuja necessidade ainda não foi comprovada cientificamente.