Quase metade da população adulta do Ceará ainda não recebeu nenhuma dose da vacina contra Covid
Já o número de vacinados com primeira dose equivale a mais de 55% do total de pessoas com mais de 18 anos no EstadoSeis meses após o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, 43% da população adulta do Ceará ainda não recebeu nenhuma dose dos imunizantes disponíveis contra a doença. Das 6,8 milhões de pessoas com mais de 18 anos no Estado*, cerca de 3,9 milhões foram imunizadas com pelo menos uma aplicação. O número inclui os 3.829.128 cearenses que receberam dose 1 (D1) de AstraZeneca, CoronaVac, Pfizer e os 147.601 vacinados com o antígeno da Janssen, administrado em dose única. Ainda estão na fila para serem vacinados com a primeira dose um total de 2.921.271 pessoas. Os cálculos levam em conta as informações disponíveis no Vacinômetro, atualizado diariamente pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).
O secretário de Saúde Carlos Roberto Martins Cabeto, o Dr. Cabeto, havia prometido em junho vacinar toda a população adulta do Ceará até o fim de agosto. Com registros de irregularidades no envio de vacinas pelo Ministério da Saúde, o cronograma fica cada vez ais difícil de ser cumprido. Levantamento do O POVO feito há 10 dias mostrou que, no ritmo atual da vacinação, o mais provável é que a imunização de toda a população adulta cearense com pelo menos uma dose seja alcançada somente em meados de outubro.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
No quesito imunização completa, com as duas doses da vacina recebidas (ou vacina em dose única), o cenário é ainda mais difícil. Até agora, apenas 1.607.839 cearenses se enquadram nesse grupo de pessoas, ou seja, 23% do número total de adultos do Estado. Resta, então, mais de 5,2 milhões de pessoas a espera de completar o esquema vacinal.
LEIA MAIS | Média móvel de casos e óbitos segue caindo em Fortaleza desde março deste ano
+ Butantan pede autorização à Anvisa para aplicar CoronaVac em crianças
No total, entre D1 e D2, o Ceará aplicou mais de 5,5 milhões de vacinas anti-coronavírus. O número de doses enviadas pelo Ministério da Saúde ao Estado é de pouco mais de 6,5 milhões. Os imunizantes chegam ao Ceará por meio do Plano Nacional de Imunização (PNI), que distribui as vacinas CoronaVac/Instituto Butantan, AstraZeneca/Oxford, Pfizer/BioNTech e Janssen/Johnson&Johnson — esta última garante proteção contra a Covid-19 com apenas uma dose, ao contrário dos outros três tipos de antígenos utilizados.
Confira os números da vacinação no Ceará
Total de doses aplicadas: 5.436.967
Total de D1 aplicadas: 3.829.128
Total de D2 aplicadas: 1.460.288
Total de doses únicas aplicadas: 147.601
*Projeção populacional fornecida ao O POVO pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que estima número de habitantes maiores de 18 anos no Ceará em 6.898.000.